VACINA

Pernambuco inicia vacinação contra covid-19 na noite desta segunda (18)

A primeira vacina será aplicada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no Recife

Brasil de Fato | Recife (PE) |
vacina
O ritmo de vacinação depende do envio das doses pelo Ministério da Saúde - GovSP

O estado de Pernambuco deve iniciar, ainda nesta segunda-feira (18), a vacinação contra covid-19. A primeira dose será aplicada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no Recife. De acordo com informações do Governo do Estado, Pernambuco receberá 270 mil doses, que serão destinadas a  idosos a partir dos 60 anos que estejam em instituições de longa permanência, profissionais de saúde que atuam em UTI em unidade de referência para a covid-19 e populações indígenas aldeadas. Pernambuco tem hoje cerca de 9,6 milhões de habitantes, de acordo com o levantamento feio em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

:: Instituto Butantan começa distribuição de 6 milhões de vacinas Coronavac para estados ::

Neste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Sinovac/Butantan e Astrazeneca/Fiocruz. Serão 4,3 milhões de doses compartilhadas entre todos os estados brasileiros nesse 1º lote.

Antes da aprovação da Anvisa, os calendários municipais e estadual apontavam a próxima quarta-feira (20) como o dia de início da vacinação. No entanto, após a aprovação e o envio das doses para os estados, que iniciou na manhã desta segunda, a corrida para garantir a vacinação foi acelerada, e em algumas capitais a vacinação começa nesta segunda (18).

Início da vacinação em PE

O Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus está reunido desde as 7h desta segunda, no Palácio do Campo das Princesas, para coordenar o início da imunização e o governador Paulo Câmara vai acompanhar do Recife a cerimônia de entrega das primeiras doses da vacina, em São Paulo.

É também nesta segunda que o plano estadual de vacinação terá suas datas acordadas.  A partir dos acordos e aprovação do Comitê técnico estadual, o plano segue hoje para pactuação final na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), órgão que reúne as representações das secretarias municipais para pactuações junto ao Estado.

:: Covid: para primeira indígena vacinada no Brasil, ciência vencerá "política genocida" ::

No Recife, em transmissão ao vivo no canal do Youtube da prefeitura na manhã de hoje, o prefeito João Campos (PSB) comunicou que a vacinação na capital pernambucana começa nesta segunda, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), onde serão vacinados profissionais de saúde. Outras cidades do estado também se anteciparam ao plano estadual, elencando públicos prioritários para receber a vacina, mas sem divulgar datas para o início da imunização.

O Secretário de Planejamento e Gestão do Recife, Felipe Martins Matos, afirmou que o ritmo de vacinação depende do Ministério da Saúde. "Temos condições de apresentar um plano que coloca o Recife pronto para o início da vacinação. O que determinará o ritmo de vacinação é o envio das vacinas pelo Ministério [da Saúde]”, afirmou Matos.

:: Quantidade de vacinas distribuídas aos estados deve durar três dias, diz especialista ::

Etapas da vacinação em PE

O Plano do Recife está divido em quatro fases, contemplando grupos prioritários.


Plano de vacinação no Recife foi divulgado nesta segunda; datas para cada etapa dependerão do envio das vacinas pelo Ministério da Saúde / Divulgação

A Secretária de Saúde Luciana Albuquerque  explicou que por ora, pela estratégia de atingir primeiro os grupos prioritários, não será necessário o agendamento para a vacinação. Com a expansão do plano, serão mais de 65 salas de vacinação na cidade, incluindo locais de grande porte como o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão; a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Parque da Macaxeira. Conforme a chegada de mais doses, o agendamento para vacina será feito pela internet pelo app Conecta Recife, mas quem não tiver acesso à internet para agendar a vacinação será vacinado pelos pontos de apoio.

:: Contra fake news, campanha "Abrace a Vacina” estimula população a aderir à imunização ::

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Monyse Ravena e Camila Maciel