Educação

Inscrições para o Encceja foram prorrogadas até o dia 25 de janeiro

Exame é voltado para jovens e adultos que não concluíram os ensinos fundamental e médio na idade apropriada

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Os mais de 1 milhão de participantes em 2019 representaram um aumento de 45% em relação a 2018
Os mais de 1 milhão de participantes em 2019 representaram um aumento de 45% em relação a 2018 - Divulgação/ MEC

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2020 foram prorrogadas até o dia 25 de janeiro. A prova será aplicada no próximo 25 de abril, no Distrito Federal e em todos os estados brasileiros.

Continua após publicidade

A inscrição é gratuita, voluntária e destinada àqueles que não concluíram os ensinos fundamental e médio na idade apropriada. Para completar o ensino médio pelo Encceja é necessário ter pelo menos 15 anos. Já para pedir o diploma do ensino médio, a idade mínima é de 18 anos.

:: Ideb é "avaliação míope" do sistema educacional brasileiro, diz professor Daniel Cara ::

O prazo anterior para a inscrição no Encceja 2020 era 22 de janeiro de 2021. 

Direitos 

Os resultados do Encceja possibilitam a emissão de um de dois documentos pessoais sobre educação. Para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação será permitida a emissão do Certificado de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Para quem não conseguir a nota mínima exigida em todas as provas será concedida a Declaração Parcial de Proficiência.  

:: Estudantes da rede pública contam por que faltaram ao Enem; abstenção foi de 51,5% ::

Inscrição

As inscrições são feitas pelo site do Encceja, ligado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O candidato deve clicar em “Inscrição 2020” e preencher os campos com o CPF e data de nascimento. Após realizar a inscrição, o candidato precisa, necessariamente, se cadastrar no portal do Governo Federal.

Perda de gratuidade  

As pessoas que faltaram a edição de 2019 e não justificaram a ausência no período estabelecido, precisam pagar uma multa de R$ 40 até 27 de janeiro. Nesses casos, a confirmação da inscrição para o Encceja 2020 ocorrerá logo após o pagamento da taxa.

Edição: Daniel Lamir