Fique ligado

Estudantes com covid-19 têm até hoje (23) para pedir reaplicação do Enem

Candidato deve anexar documento comprobatório da contaminação, como atestado médico

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Reaplicação das provas do Enem está prevista para 23 e 24 de fevereiro, mesmas datas em que o exame será aplicado no estado do Amazonas - Foto: Governo do Espirito Santo

Candidatos que estão inscritos na edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que foram diagnosticados com covid-19 têm até 12h deste sábado (23), um dia antes da segunda prova, para solicitar a participação na reaplicação do exame, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Caso o estudante seja diagnosticado com a doença após o encerramento do prazo, o pedido de reaplicação deve ser solicitado entre os dias 25 e 29 de janeiro, sempre por meio da Página do Participante

Em todos os casos, o estudante deve apresentar um documento comprobatório da contaminação, como atestado ou declaração médica, com as seguintes informações: nome completo do participante, diagnóstico com a descrição da condição, código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10) e assinatura e identificação do profissional competente, com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM). 

:: Repórter do Brasil de Fato faz prova do Enem e conta o que viu ::

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB. 

Além da covid-19, são consideradas doenças infectocontagiosas para pedir a reaplicação: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela. 

Aglomerações

A primeira etapa do Enem foi marcada por aglomerações e desrespeito às normas sanitárias para prevenir a disseminação da covid-19. Após concluírem a prova, no último domingo (17), milhares de estudantes foram às redes sociais para denunciar que o distanciamento social não foi respeitado em seus locais de prova.

:: Caos não ficará restrito a Manaus, diz físico sobre o desafio de transportar oxigênio ::

Os relatos mais comuns, sobre vários locais diferentes pelo Brasil, indicam que a distância entre as mesas dos candidatos era menor que o recomendável; não havia álcool em gel disponível na entrada de todas as salas de aula; algumas salas sequer tinham janelas.

Problemas gerais de organização também foram relatados. Durante a tarde, a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) alertou para casos de estudantes, em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, que não puderam fazer as provas porque os locais do exame já estavam lotados. Nesses casos, os candidatos foram informados de que farão a prova nos dias 23 e 24 de fevereiro, mesma data prevista para aplicação do exame no Amazonas, onde a realização foi adiada em função do colapso sanitário da última semana.

Edição: Camila Maciel