Paraná

ENEM

No Paraná, apenas 45% dos alunos inscritos no Enem foram fazer provas no segundo dia

Alunos que não puderam fazer provas devido à lotação das salas devem pedir reaplicação no site do INEP.

Paraná |
Muitos alunos não puderam entrar nas salas devido à lotação de 50%. Medida foi anunciada um dia antes do primeiro dia de prova. - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Paraná houve abstenção de 54,% de inscritos no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Dos 233.215 estudantes inscritos, apenas s 105.116 estiveram presentes, o que representa 45,1% dos inscritos. O alto índice de abstenção aconteceu em todo o país. 55,3% do total de candidatos confirmados não compareceram nas provas.

A incerteza de que as provas ocorreriam devido à pandemia do coronavírus e a insegurança quanto à possibilidade de contaminação fez com que estudantes desistissem de ir. Este foi o caso de Mirelle Jesus Correia, 18 anos, que resolveu não comparecer. “Quando começaram a fazer a campanha para que o ENEM fosse adiado eu meio que comecei a largar dos estudos. Não me sentindo muito preparada, resolvi deixar para o próximo ano,” contou.

Além da abstenção, especialmente, no primeiro no primeiro dia de provas, domingo 17/01, muitos alunos foram impedidos de entrar nas salas. Isso ocorreu devido a uma regra divulgada pelo Ministério da Educação um dia antes da prova, em que os locais de provas deveriam funcionar com 50% da capacidade de lotação. Os alunos descobriram que não poderiam entrar quando chegaram nos locais de provas e , mesmo estando no horário correto, não puderam participar do processo seletivo. Estes alunos já não foram fazer as provas neste segundo final de semana.

Uma fiscal que não quis ser identificada) que trabalhou no processo seletivo do ENEM, contou que a orientação foi dada para eles também em cima da hora. “Quando fizemos o treinamento, não tivemos essa informação. No dia, fomos orientados que a partir do momento que a sala fosse ocupada em 50%, os alunos que chegassem a partir daí, deveriam ser levados até a coordenadora do local de prova. Só ali, eles saberiam que teriam que voltar para casa,” contou.  

Segundo o Inep, quem perdeu a prova por problemas logísticos, porque as salas estavam lotadas, por exemplo, deve pedir a reaplicação do Enem a partir das 12h desta segunda-feira (25). O prazo termina na sexta-feira (29). A medida foi duramente criticada pelos estudantes e entidades estudantis, como a União Paranaense dos Estudantes – UPES. Para Taís Carvalho, presidente da UPES, os alunos estão sendo penalizados devido à incompetência do MEC. ”Acreditamos que todos os inscritos que se sentiram prejudicados pelo INEP, não só osque foram vitimas dos problemas de logístca devem ter direito à reaplicação," disse Taís.

Outras irregularidades já haviam sido denunciadas pelos alunos que realizaram a prova no primeiro final de semana, como falta de fiscalização para distanciamento social e uso de máscara, por exemplo. A UPES, desde o primeiro dia de provas, vem recebendo as denúncias de irregularidades ocorridas e deverá tomar as medidas jurídicas cabíveis. O local para envio de denúncias é o site www.denunciaenem.com.br.

Edição: Frédi Vasconcelos