Não esqueça

Enem digital: prova será presencial, e caneta preta é item obrigatório para a redação

O exame será aplicado neste domingo (31); mais de 90 mil candidatos devem participar da aplicação

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Provas de linguagens, ciências humanas e redação serão no domingo (31) - Tomaz Silva/Agência Brasil

A primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital será realizada neste domingo (31) para um número reduzido de participantes, uma vez que se trata de um piloto. As notas, no entanto, já poderão ser utilizadas para concorrer a vagas em universidades.

Embora seja um versão digital, os estudantes devem se deslocar até o os locais de prova, as instituições de ensino que têm computadores, e levar caneta esferográfica de cor preta, uma vez que a redação será feita no papel. As questões objetivas serão marcadas na tela. 

::Abstenção recorde: como ficam os 2,8 milhões de inscritos que faltaram ao Enem?::

Da mesma forma que o Enem impresso, no primeiro dia serão aplicadas questões sobre linguagens, ciências humanas, além da redação; e, no segundo dia, em 7 de fevereiro, matemática e ciências da natureza. Os horários também serão os mesmos: os portões abrem às 11h30 e fecham às 13h, e a prova termina às 18h30.

De acordo com o Inep, participarão do exame 93.217 candidatos, em 104 cidades brasileiras. Devido ao agravamento da pandemia de covid-19 no estado do Amazonas, não haverá aplicação da prova neste domingo, mas nas datas de reaplicação do exame, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Os locais de prova estão disponíveis no cartão de confirmação de inscrição, que pode ser acessado por meio da Página do Participante. Lá também estão disponíveis outras informações sobre o exame, em um vídeo explicativo, como um código que será solicitado no dia da aplicação antes de o estudante iniciar o exame.

::Estudantes da rede pública contam por que faltaram ao Enem; abstenção foi de 51,5%::

Coronavírus

As datas determinadas pelo Ministério da Educação para a aplicação do Enem, tanto na versão impressa quanto digital, contrariam os pedidos de adiamento das provas de estudantes e até mesmo de órgãos judiciais do Brasil, que veem a aplicação das provas como um momento de aglomeração, contrariando as medidas de segurança e de combate à covid-19. O Inep adotou um protocolo de segurança, com a previsão de distanciamento entre as cadeiras e a obrigação do uso de máscaras de proteção. Ainda assim, no entanto, estudantes que participaram do exame relataram que as normas não foram suficientes para garantir a segurança. 

::Enem: candidatos relatam nas redes que o distanciamento social não foi respeitado::

Nesta quinta-feira (28), o número total de pessoas que já foram infectadas pela covid-19 no Brasil superou a marca de 9 milhões, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o número exato mais recente está em 8.013.708.

A média móvel de óbitos está acima de mil há mais de uma semana. Resultado da soma de todas as mortes registradas nos últimos sete dias, dividida por sete, o cálculo chegou a 1.057 nesta quinta-feira (28). O total de casos fatais registrados em 24 horas foi de 1.386. Mais de 221 mil vidas já foram perdidas para a covid no Brasil. 

Edição: Geisa Marques