Violência

Homem dispara tiro em frente a casa da covereadora Samara Sosthenes (PSOL-SP)

Ato faz parte de uma série de ameaças registradas nos últimos dias contra vereadoras do PSOL

Brasil de Fato |
A ação em frente a casa de Samara Sosthenes foi testemunhada - Arquivo pessoal

A covereadora Samara Sosthenes (PSOL-SP) publicou nas redes sociais que um homem em uma moto efetuou um disparo para cima na madrugada deste domingo (31) em frente a casa em que ela reside com a mãe e os irmãos. 

:: "Nosso maior desafio é continuarmos vivos", afirma ativista transexual ::

Samara Sosthenes é travesti e mora na ocupação Prestes Maia, no Centro da capital paulista. No último dia 29 ela participou de ações voltadas para o Dia Nacional da Visibilidade Trans.

Outros casos

Além de Samara Sosthenes, as também parlamentares Carolina Iara e Erika Hilton, ambas pelo PSOL na capital paulista, sofreram atentados e ameaças diretas a sua integridade física nos últimos dias.

Na madrugada do dia 26 de janeiro, a residência da covereadora Carolina Iara, localizada na Zona Leste de São Paulo, foi atingida por dois disparos. A bancada pessolista alegou se tratar de um crime político.  

:: Ativistas denunciam corte em programas destinados a pessoas trans na gestão Doria ::

Também no dia 26, um homem, se apresentando como 'garçom reaça'  invadiu o gabinete de Erika Hilton na Câmara dos Vereadores de São Paulo. 

Os casos de Carolina Iara e Erika Hilton foram registrados em boletins de ocorrência e mantiveram a característica de ter mulheres trans como vítimas.  

Samara Sosthenes

Samara Sosthenes, tem 33 anos, e faz parte da mandata coletiva Quilombo Periférico, formada por seis lideranças do movimento negro e periférico. Ela é travesti e moradora da ocupação Prestes Maia, no Centro dacapital paulista. Samara é coordenadora da UNEafro Brasil no núcleo Laura Vermont, na Luz. Militante do movimento negro, de mulheres e LGBTQIA+.

:: Eleição para Conselho LGBT de São Paulo ocorre nesta segunda; saiba como participar ::

Ato

Considerando o histórico de violências recentes, a Mandata Coletiva Quilombo Periférico marcou para este domingo (31), às 18h30, um ato na delegacia situada na Rua Brigadeiro Tobias, 527, registrando um Boletim de Ocorrência, comunicando às autoridades de segurança pública a suspeita de atentado.
 

Edição: Daniel Lamir