Corrida por doses

Governo brasileiro anuncia que vai negociar vacinas da covid com Rússia e Índia

Total de casos confirmados em um dia ficou acima de 56 mil; coronavírus já matou mais de 220 mil no país

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Segundo o Ministério da Saúde será feita a compra de 30 milhões de doses, com disponibilização ainda este mês - Mauro Pimentel/ AFP

O Brasil vai abrir negociação para compra de vacinas contra o novo coranavírus com  fabricantes da Rússia e da Índia. 

Segundo o Ministério da Saúde, está marcada uma reunião para esta sexta-feira (5) com o Instituto Gamaleya, do país Europeu, e com o laboratório indiano Bharat Biotech. As entidades são responsáveis, respectivamente, pelo imunizante Sputnik V e pela Covaxin.

Em nota, a pasta explicou que o avanço das negociações ocorre após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicar um protocolo que simplifica a autorização de uso emergencial das vacinas.

Os estudos clínicos da fase III no Brasil foram dispensados. Segundo o Ministério será feita a compra de 30 milhões de doses, com disponibilização ainda este mês.

Podcast: Mortes por covid aumentam no Brasil e vacinação continua cercada de incertezas

Ainda no texto, o ministério afirma que o Instituto Gamaleya sinalizou que conseguiria entregar 10 milhões de doses importadas entre fevereiro e março. A farmacêutica tem uma fábrica instalada no Distrito Federal com capacidade de produzir oito milhões de doses por mês. 

Já a indiana Bharat Biotech apontou a possibilidade 8 milhões de doses da Covaxin. A entrega poderia ser feita ainda em fevereiro e, no mês seguinte, outras 12 milhões de doses chegariam ao Brasil.  

Números da pandemia

Nesta quarta-feira (3), o Brasil registrou 56.002 novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O total de contaminados desde que o vírus foi registrado pela primeira vez ultrapassou 9,3 milhões.

Pela primeira vez em 25 dias, a média móvel de contaminados ficou abaixo de 50 mil. Ainda não é possível, no entanto, apontar qualquer tendência de queda nos números. O dado é calculado a partir da soma de todas as confirmações dos últimos sete dias, divididas por sete.

A média móvel de óbitos está acima de mil há quase quinze dias. O coronavírus já custou a vida de 227.563 pessoas em território nacional. Somente nas últimas 24 horas houve a confirmação de 1.254 casos fatais.

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”. 

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Leandro Melito