Imprensa livre

Editores do site indiano Newsclick são alvo de ataque de governo Modi

Portal de notícias é referência na cobertura dos protestos de camponeses contra o atual governo indiano

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Nova Delhi é palco de confrontos entre camponeses e policiais, que reprimem duramente os manifestantes - Prakash SINGH / AFP

Jornalistas do portal Newsclick, parceiro do Brasil de Fato na Índia, foram alvo de investigação na manhã desta terça-feira (9) em Nova Délhi, capital do país asiático. Entre os profissionais que estão retidos com oficiais do Estado indianos em suas casas e na sede do veículo de imprensa, sem nenhum tipo de acusação formal, estão o editor-chefe Prabir Purkayastha, o editor Pranjal e o responsável pelos recursos humanos e jornalista Amit Chakraborty.

Continua após publicidade

Newsclick é um portal de jornalismo independente que se consolidou como referência na cobertura dos protestos de camponeses indianos contra as políticas do atual primeiro-ministro, Narendra Modi. Em plena pandemia, o governo fez uma série de alterações na legislação que desprotegem os pequenos produtores, favorecem grandes empresas do agronegócio e ameaçam a segurança alimentar da população.

Continua após publicidade

“A verdade prevalecerá. Temos plena fé no sistema legal”, pronunciou-se o veículo logo após as detenções, acrescentando que um comunicado completo sobre o ocorrido será divulgado somente após o término do processo.

Continua após publicidade

De acordo com notícias divulgadas na imprensa, a agência de investigação do Ministério de Finanças (Enforcement Directorate), que é responsável por lidar com fraudes econômicas, invadiu a organização de mídia e residências de seus responsáveis com a justificativa de investigar um caso de lavagem de dinheiro.

Continua após publicidade

O Brasil de Fato e outros seis projetos de mídia independente se manifestaram em solidariedade ao NewsclickARG Medios, da Argentina; New Frame, da África do Sul; BreakThrough News, dos Estados Unidos; Pan African Television, de Gana; e The Insight Newspaper, de Gana.

“Nós, um grupo de publicações de todo o mundo, nos unimos contra o assédio ao Newsclick, portal de notícias indiano. A detenção de seus editores e a difamação de sua reputação na imprensa é um movimento calculado para intimidar a cobertura da revolta dos camponeses e outras lutas de massa que estão ocorrendo na Índia”, diz o texto assinado por jornalistas desses veículos.

A imprensa indiana, assim como entidades da sociedade civil também se manifestaram sobre o caso.

Siddharth Vardharajan, o editor-chefe do jornal The Wire, tuitou, "Casos de sedição, UAPA (Lei de Atividades Ilícitas [Prevenção]), que devem ser usados contra terroristas que ameaçam a soberania da Índia, processos frívolos de difamação e agora ataques do Enforcement Directorate, é assim que o governo lida com a mídia independente da Índia. @newsclickin é o alvo mais recente ... ”.

A Federação da Juventude Democrática da Índia (DYFI, na sigla em inglês), uma das maiores organizações progressistas do país, disse em um comunicado que o ataque é apenas uma das “formas usuais do governo central para reprimir aqueles que recusam ser seus instrumentos. O Newsclick relatou a verdade sem medo desde o início. Essas ações são um esforço óbvio de intimidação com o objetivo de assustar o Newsclick, impedindo que o veículo exponha o governo e divulgue sobre as lutas do povo. O Newsclick relatou com eficácia as contínuas lutas dos agricultores e todas as lutas dos trabalhadores em todo o mundo”.

“O governo está utilizando uma tática comum, usando operações policiais para assustar os meios de comunicação. Isso está diretamente relacionado à cobertura imparcial dos Protesto dos Agricultores. Confira o vídeo mais recente deles sobre os protestos”, tuitou o comitê estadual da Federação de Estudantes da Índia (SFI, na sigla em inglês), na capital Nova Delhi.

O governo Modi representa o chamado nacionalismo hindu e tem sido criticado por promover perseguições religiosas e cortes de direitos de trabalhadores.

Edição: Vivian Fernandes