Paraná

Arte e cultura

Festival Beira! abre inscrições para artistas e grupos do Brasil e América Latina

As inscrições ficam abertas até 18 de fevereiro e o evento acontece em março em formato online

Brasil |
O chamamento para a primeira edição da BEIRA! Festival está aberto de 11 a 18 de fevereiro. - Divulgação

O Festival BEIRA!  - Bienal de Experimentos Interculturais Radicados na América-Latina, abriu  inscrições para grupos, artistas e projetos colaborativos que tenham interesse em compor a programação do festival, que realizará sua primeira edição em março, no formato online. Podem participar espetáculos, oficinas e rodas de conversa, dos mais variados temas, linguagens e vertentes artísticas. O chamamento fica aberto das 9h do dia 11 de fevereiro até às 20h do dia 18 de fevereiro.
 

O festival foi idealizado pelos jovens agentes culturais, Carolina Caldas e Gabriel Pangonis. O projeto foi contemplado pelo PROAC – Lei Aldir Blanc , em São Paulo. Segundo Carolina, o festival é voltado para os artistas que estejam à margem da cena hegemônica e a ideia surgiu após uma imersão dentro de um renomado festival brasileiro. “A ideia surgiu dentro de um uber quando saiamos de uma maratona de espetáculos que eu e o Gabriel estávamos assistindo durante a MIT SP - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, em 2019. Estávamos participando de uma atividade formativa ministrada pela Cynthia Margareth que provocava   estudantes de Artes Cênicas e produtores independentes a refletir sobre a produção cultural.  Dali, nos sentimos estimulados a criar nosso próprio festival para possibilitar um espaço de diálogo e , principalmente, de participação daqueles artistas que não fazem parte da cena cultural hegemônica,” explica.

Em 2020, se juntaram ao projeto Raiza Penteado, Luan Assunção e Luiza Marinho, para ajudar a pensar a execução de um festival multicultural. Inspirado pela ideia de um festival independente e pela frase "ao redor do buraco tudo é beira”, de Ariano Suassuna, nasce a primeira edição do Beira! - Bienal de Experimentos Interculturais Radicados na América-Latina, que acontece em formato online em março de 2021.
 

Com a mentoria da atriz e produtora cultural Cynthia Margareth, a Beira!,  sua programação se dividirá entre oficinas, rodas de conversa e mostra de espetáculos, contando com acessibilidade em LIBRAS. A curadoria das oficinas e espetáculos selecionados ficará por conta de Fernanda Missiaggia, Leila Borari e Sanara Rocha, que irão montar uma programação diversa e variada com grupos e artistas do Brasil e outros países latino-americanos que produzem arte e cultura de forma independente ou longe de centros tradicionais de produção cultural, como periferias, comunidades indígenas ou pessoas afro brasileiras. 

 

Inscrições

As modalidades abertas para inscrição são “Espetáculos”, “Oficinas” e ‘Mostras de Diálogos”. Quem pode se inscrever? Agentes culturais do Brasil e América Latina maiores de 18 anos. Para as oficinas culturais, as inscrições serão abertas para mestras/es indígenas e afro-brasileiros e, na mostra de diálogos poderão se inscrever como debatedores profissionais independentes, mestres e/ou mestras da cultura popular, indígena e afro-brasileira ou artistas para discutir os seguintes temas: Cultura na Beira, Festivais, Grupos Iniciantes e Políticas Públicas.
 

Onde me inscrevo?  Pela  plataforma Cult B, através do endereço www.cultb.art. Todos os espetáculos e atividades selecionados para participar receberão cachê do festival (exceto a modalidade Mostra Aldir Blanc, que se trata de espetáculos já contemplados pelo edital PROAC LAB).  


 

SERVIÇO:

BEIRA! - Bienal de Experimentos Interculturais Radicados na América Latina

Primeira edição - Festival Online

Instagram: https://www.instagram.com/beirabienal/

Data do festival: 19 a 28 de março de 2021

Chamamento: das 9h do dia 11 de fevereiro até às 20h do dia 18 de fevereiro

 

Edição: Ana Carolina Caldas