Lutas populares

Direito à cidade: perda de direitos e resistência agroecológica no programa Bem Viver

Coletivo no Grande Recife utiliza agroecologia como forma de lutar por direitos como alimentação e acesso à água

Ouça o áudio:

Experiência agroecológica na Comunidade de Passarinho promoveu a segurança alimentar de famílias durante pandemia - Rede pela Transição Agroecológica
As mulheres visam ampliar a produção agroecológica pelas comunidades da periferia pernambucana

Nesta sexta-feira (19), o programa Bem Viver compartilha informações e opiniões nas lutas populares pelo direito à cidade.  

Por um lado, a edição aborda as perdas nas políticas habitacionais no país, agravadas durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Por outro, o programa apresenta um experiência que utiliza a agroecologia como forma de favorecer direitos em periferias da Região Metropolitana do Recife (RMR).  

:: Manifestações em 20 estados pedem volta do auxílio emergencial para população negra ::

A pauta do Bem Viver abre espaço também para receita de bolo de banana sem glúten e sem açúcar e o aumento dos casos de covid-19 no Ceará. 

Agroecologia na periferia 

O quadro Momento Agroecológico apresenta o projeto Mulheres e Soberania Alimentar em Tempos de Pandemia, realizado durante 6 meses, em plena pandemia de covid-19, na comunidade de Passarinho, na Zona Norte do Recife (PE). 

:: Luzia Simões é a pedreira que desconstrói o machismo no Sertão do Pajeú (PE) ::

A iniciativa foi feita pela Rede pela Transição Agroecológica em parceria com o Grupo Espaço Mulher, em meio ao agravamento de dificuldades financeiras entre as mulheres que chefiam famílias na comunidade de Passarinho. 

"As mulheres daqui [comunidade de Passarinho], em sua maioria, perderam seus empregos porque são empregadas domésticas, diaristas e cuidadoras de idosos. Foram as primeiras que perderam os seus empregos. E disso aí o que vem primeiro é a fome", relata  Edcléia Santos, moradora de Passarinho.

:: Marcha de mulheres na Paraíba une luta contra violência e defesa da agroecologia ::

A iniciativa favoreceu possibilidades de geração de renda e terapia para muitos casos de depressão e isolamento das mulheres. Um novo projeto pretende expandir a experiência em outros nove bairros periféricos da RMR, juntando agroecologia a temas como acesso à água para o plantio, produção de alimentos saudáveis e organização de feiras orgânicas.

Lockdown no Ceará

Em função do aumento expressivo de casos do novo coronavírus, o governador Camilo Santana (PT) do estado do Ceará decretou na última quinta-feira (18) um toque de recolher válido pelos próximos 10 dias.

:: Número de infectados pela covid-19 no Brasil ultrapassa 10 milhões ::  

Aulas presenciais foram suspensas e servidores vão trabalhar à distância. Festa ou outros tipos de eventos públicos estão proibidos. O estado enfrenta números críticos nos leitos de UTIs, que registraram aumento expressivo após as aglomerações de reveillon.

Fim do Minha Casa Minha Vida

Nos primeiros 7 meses de mandato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o programa habitacional Minha Casa Minha Vida (MCMV) não teve nenhum contrato feito para construção de casas para o grupo faixa 1, a população de menor renda do financiamento. Como resultado, 2019 foi o pior ano do MCMV, só superado 2020.

A justifica é a elaboração de um novo programa habitacional, o Casa Verde Amarela, todavia, especialistas apontam que o programa não irá atender eximiamente a população mais pobre. 

Bolo de banana do bem

A cozinheira Sayonara Salum confere ao quadro Comida de Verdade uma receita doce e saudável: bolo de banana sem açúcar e sem glúten.

"Doce na medida certa pelos próprios ingredientes, sem usar o açúcar comum que não faz bem algum", conforme explica Sayonara.

Uma receita especial para adoçar, sem exageros, o seu final de semana.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir