Em todo Brasil

Reaplicação do Enem acontece nesta terça e quarta-feira; confira os locais de prova

Prova será apenas impressa, mesmo para aqueles candidatos que fizeram a versão digital

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Candidatos relataram nas redes sociais o descumprimento de medidas sanitárias de prevenção à covid-19 durante a aplicação da primeira prova do Enem - Tânia Rego/ Agência Brasil

As provas de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estão marcadas para esta terça (23) e quarta-feira (24). As novas datas serão utilizadas por estudantes que não conseguiram participar anteriormente devido a doenças infectocontagiosas ou a problemas relacionados à aplicação da prova por parte do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

No mesmo período também será aplicado o Enem PPL, destinado a estudantes privados de liberdade ou sob medida socioeducativa. 

Leia também: Opinião | O pior Enem da história

Apesar do Enem ter sido aplicado de duas formas neste ano, digital e impressa, a reaplicação será feita apenas na versão impressa. O resultado final, para todos os estudantes, será divulgado no dia 29 de março.

Na última sexta-feira (19), o Inep divulgou o cartão de confirmação que contém o local de prova da reaplicação, e que está disponível na Página do Participante.

Leia também: Enem: candidatos relatam nas redes que o distanciamento social não foi respeitado

No cartão de confirmação também constam número de inscrição, data, hora das provas, opção de língua estrangeira e atendimento especializado ou tratamento por nome social. Por isso, é importante levar o documento no dia do exame a fim de evitar confusão em relação aos locais. 

Recorde de abstenção

A versão impressa do Enem 2020 foi aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro, com uma taxa de abstenção recorde que variou entre 55% e 60% nos dois dias. Nas provas digitais, realizadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, o índice chegou a aproximadamente 70%.

Leia tambémEstudantes da rede pública contam por que faltaram ao Enem; abstenção foi de 51,5%

A primeira etapa foi marcada por aglomerações e desrespeito às normas sanitárias para prevenir a disseminação da covid-19. Denúncias nas redes sociais de estudantes e entidades mostraram que o distanciamento social não foi respeitado, com relatos de mesas muito próximas, falta de álcool em gel e salas que não tinham sequer janelas.

Leia também: Repórter do Brasil de Fato faz prova do Enem e conta o que viu

Também houve problemas de organização, como os diversos casos de estudantes que não puderam fazer as provas porque os locais de prova já estavam lotados. 

Edição: Daniel Lamir