Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Direitos Direitos Humanos

Enchente

Vítima da cheia no Acre relata situação no estado: “Tem casa que a gente não vê mais”

Famílias que moram próximo ao Rio Iaco foram as mais afetadas. Rio está dois metros e meio acima do nível de alagamento

22.fev.2021 às 15h44
Belém (PA) Brasil de Fato
Catarina Barbosa

Casa praticamente coberta pela água, em Sena Madureira, no Acre. Famílias estão vivendo em abrigos. - Douglas Moura/Arquivo Pessoal

"Foi muito rápido. Em dois dias já tinha água dentro de casa". O depoimento acerca do alagamento que atinge o estado do Acre é de Douglas Moura, morador do município de Sena Madureira, um dos atingidos com as enchentes no estado.

Segundo a Defesa Civil do Acre, mais de 37 mil famílias estão desalojadas ou desabrigadas. A enchente afeta 10, dos 22 municípios do estado.

Moura reside no bairro Centro, próximo ao Rio Iaco. Ele conta que muita coisa ficou para trás no momento em que ele teve que abandonar a casa com a esposa e seus três filhos. 

"Nós corremos para salvar as coisas, eletrodomésticos, roupas, cama. A mudança foi muito rápida. Os vizinhos ajudaram, a gente colocando as coisas no carro e a água entrando. Quando eu tirei as minhas coisas, a água já estava dentro de casa e eu ainda deixei algumas coisas que não consegui tirar", conta.


Douglas Moura, no dia 17 de fevereiro 2021, quando deixou a sua casa em decorrência da enchente em Sena Madureira, no Acre. / Douglas Moura/Arquivo Pessoal

A casa de Moura foi coberta pela água.  "Assim como foi na minha casa foi na dos meus vizinhos. Tem vizinho que dormiu e quando acordou a água já estava dentro da sua casa. Não deu tempo de tirar nada e eles perderam quase todas as coisas. Saíam mesmo só com a roupa do corpo."

A situação das enchentes já dura cerca de 12 dias. Ele explica que os primeiros bairros a sofrer com os alagamentos são os que ficam na parte mais baixa da cidade, principalmente os localizados próximos aos Rios Iaco, Purus e Caeté.

"Tem casa que a gente não vê mais. A água já cobriu tudo e com isso as pessoas tiveram que se mudar. Pessoas mudando para a parte alta da cidade atrás de casa para alugar e não tem mais casa para alugar. Outros mudando para a casa de parentes. Outros para abrigos", conta.

"A prefeitura municipal levou bastante gente para as escolas, quadra de esportes, ginásios e mantém essas pessoas dando alimentação."

Estado de calamidade

Apesar de sofrer cerca de 12 dias com o alagamento, o governo do Acre decretou estado de calamidade no último dia 16. 

Segundo comunicado do Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro irá visitar o Acre na próxima quarta-feira (24), após pedido do senador Márcio Bittar (MDB).

Como ajudar?

O Ministério Público do Acre está a frente da campanha para arrecadar roupas, alimentos, mantimentos e materiais de limpeza aos atingidos. Atualmente, além das enchentes o estado enfrenta problemas com a alta de casos da covid-19, aumento das notificações de dengue e crise migratória na fronteira com o Peru. 

Em Rio Branco (capital do Acre), o posto de coleta é no edifício-sede do MP-AC na Rua Marechal Deodoro, 472, Centro da capital acreana.

Em Sena Madureira, cidade que vive uma enchente histórica com a cheia dos rios Purus e Iaco, as doações podem ser deixadas no prédio da promotoria, que fica na Rua Monsenhor Távora, 415, Centro. Mais informações, aqui.

Covid-19

O governador Gladson Cameli (PP) disse, no último domingo (21), que aguarda o quinto lote de vacinas contra a covid-19 para o estado nesta terça (23).

No dia (9), os Ministérios Públicos Federal (MPF), do Trabalho (MPT) e o do Estado do Pará (MPPA) expediram ofício ao Ministério da Saúde requisitando esclarecimentos sobre os critérios adotados para a distribuição do novo lote. Isso porque Pará, Acre e Roraima não foram contemplados com lotes extras da vacina contra a  covid-19.

Editado por: Leandro Melito
Tags: acreenchente
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Despejo zero

Milhares vão às ruas em ato unificado pela suspensão do despejo de meio milhão de pessoas em SP

RITO PROCESSUAL

Bolsonaro será preso? Jurista ajuda a entender os próximos passos da ação penal do golpe no STF

Articulação

Em Caracas, Partidos Comunista da China e Socialista da Venezuela reforçam compromisso com integração

Segurança Pública

Tarifa na segurança pública do Paraná é privatização de direitos fundamentais

DIÁLOGO

Lula visita Mariana (MG) para celebrar avanços da repactuação do Rio Doce, nesta quinta (12) 

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.