Relações exteriores

Venezuela declara embaixadora da União Europeia como persona non grata

Isabel Brilhante Pedrosa tem 72h para deixar a Venezuela; decisão acontece após UE aplicar sanções contra venezuelanos

|

Ouça o áudio:

Jorge Arreaza declarou Isabel Brilhante Pedrosa persona non grata no país e representante deve deixar a Venezuela - Reprodução/ @CancilleriaVE

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, anunciou nessa quarta-feira (24) que o país declarou a embaixadora da União Europeia, Isabel Brilhante Pedrosa, como persona non grata. Segundo Arreaza, a representante da Europa tem 72 horas para deixar o território venezuelano. 

"Que a Europa deixe de ser um apêndice da elite dominante dos Estados Unidos, que tome suas próprias decisões com respeito ao Direito Internacional. Que eles aprendam a respeitar países soberanos, livres e independentes como é a Venezuela", disse o chanceler.

:: Leia mais: Dolarização na Venezuela: a rua onde tudo custa um dólar ::

A decisão da Venezuela acontece após o bloco europeu anunciar no início desta semana sanções contra 19 funcionários do governo venezuelano, uma ação em resposta às eleições legislativas de dezembro, pleito que a UE não reconhece.

Na sede da chancelaria, o chefe da diplomacia disse que essa interferência é uma "arrogância e prepotência". "Na Carta das Nações Unidas, onde estão as sanções?", questionou o ministro.

Diante do anúncio, Arreaza destacou que a União Europeia não respeita o Direito Internacional e os Direitos Humanos, frisando que a única medida coercitiva permitida na Carta das Nações Unidas é acordada pelo Conselho de Segurança da entidade.

"Eles pensam que são o centro do mundo e não são nada mais do que a velha Europa, onde os piores conflitos e guerras aconteceram, de onde vieram aqueles que cometeram os piores genocídios na África e aqui na América Latina."

Esta é a segunda vez que a Venezuela expulsa do país a representante do bloco por causa das sanções aplicadas pela UE. Em junho de 2020, no entanto, Caracas reverteu a decisão após a necessidade de manutenção das relações diplomáticas.

:: Leia também: Dois anos de autoproclamação de Juan Guaidó: o que mudou na Venezuela? ::

Nota de Protesto

Ainda nesta quarta, o ministro entregou uma nota de protesto aos representantes da França, Alemanha, Espanha e da Holanda, após a participação desses países em novos ataques contra a Venezuela. 

De acordo com Arreaza, essas nações "agiram com más intenções para promover novos ataques".

"Espero que valha a pena a conversa que mantivemos com estes diplomatas europeus e que transmitam aos seus ministérios e governos das Relações Exteriores a reflexão para a qual os convidamos", disse.

*Com Agência Venezuelana de Notícias.