Paraíba

ADEUS

Morre Luiz de Sousa Júnior em consequência de Covid-19

Internado há 70 dias, morte do professor Luiz Júnior causou uma verdadeira comoção na comunidade universitária

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Luiz de Sousa Júnior - Reprodução

Um adeus imensamente entristecido. O professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ex-secretário de educação de João Pessoa, Luiz de Sousa Júnior, morreu na noite desta quarta-feira (3) por complicações da Covid-19. Ele estava internado há mais de 70 dias na UTI de um hospital particular de João Pessoa. Júnior, como era conhecido, morreu em decorrência da Covid-19. Essa doença que teima em matar e bater recordes a cada dia no Brasil. 

O Ministério da Saúde registrou nesta quarta-feira (3) mais 1.910 mortes por Covid-19, o maior número desde o início da pandemia. 

Diversas entidades, professores e departamentos da UFPB emitiram notas de pesar pela morte de Luiz Júnior. Além de professor, Júnior era um amante da música brasileira. Fato muito bem lembrado nas redes sociais. "Os olhos cintilantes, asas de borboleta, assim que me via, pedindo: "Vai cantar minha música, 'Noite Severina'? E todas de Cartola que você puder!?" Vou sim, amigo Luís Júnior. Um jardim musical, do amor à música brasileira, à amizade, a doçura semeada...", relatou Cida Alves.


Rede Social Cida Alves / Reprodução

O professor da UFPB, Edônio Alves, também lembrou o lado amante de música e as lutas de Luiz de Sousa Júnior.


Rede Social Edônio Alves. / Reprodução

O Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da Paraíba também se pronunciou sobre a morte de Luiz Júnior, lembrando da sua trajetória para aprovar, dentro da UFPB, o curso de História dos Movimentos Sociais do Campo.

NOTA DE PESAR

MOVIMENTO DOS/AS TRABALHADORES/AS RURAIS SEM TERRA-MST/PB

Na manhã desta quinta-feira dia (04/03/2021), recebemos por meio da imprensa e das redes sociais a triste notícia do falecimento do amigo e Professor Luiz de Sousa Junior. Em 2003 o MST inicia uma verdadeira jornada na UFPB, campus de João Pessoa para aprovação do primeiro curso de História dos Movimentos Sociais do Campo, vinculado ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), executado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Em seguida, no período entre 2004 a 2008 foi realizada a primeira turma do referido curso, que possibilitou o ingresso de 58 camponeses/as, filhos/as de assentados/as, bem como militantes da reforma agrária e aqui entra o decisivo papel do Professor Luiz Junior, foi quem intermediou, incansavelmente junto à reitoria da UFPB para que o curso de História dos Movimentos Sociais do Campo se tornasse uma realidade. Professor Luiz Junior foi semente e, além disso, um visionário de enorme compromisso com a educação pública brasileira. Nesse sentido, nós do MST/PB externamos nossos sentimentos e solidariedade aos familiares, aos parentes, aos amigos e toda comunidade acadêmica. Professor Luiz Junior: presente, presente, presente. Até quando? sempre, sempre, sempre!!!

DIREÇÃO ESTADUAL DO MST/PB

A deputada estadual Cida Ramos (PSB), o Centro de Educação da UFPB, departamento que Luiz Júnior fazia parte, e diversas outras entidades manifestaram seu pesar.

NOTA UFPB-GEPeeeS. 

UFPB-GEPeeeS manifesta a toda sociedade com tristeza o falecimento do Prof. Dr. Luiz Sousa Júnior. A vacina contra a Covid-19 não chegou até o educador. Estava em tratamento no Hospital da Unimed desde o dia 31 de dezembro de 2020. Nesta quarta-feira, 3, a família fez um apelo nas redes sociais e  conseguiu mais de 70 doações de sangue. Mas, como 250 mil brasileiros, o Prof. Junior não resistiu a força do vírus predador e letal.
Velório às 10h Cemitério Parque das Acácias, mas é limitado por causa do vírus. Bio: Era professor do Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação da UFPB, graduado em Ciências Econômicas e tinha mestrado em educação, ambos pela UFPB, além de doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).Chefe de Gabinete da reitoria da UFPB,  coordenou ações estruturantes, disputou o cargo de reitor. Autor de livros e artigos, Professor Junior deixa muitas saudades, especialmente na sua família e amigos. Um entusiasta da educação.

UFPB-GEPeeeS, saudades


Professor Luiz de Sousa Júnior / Reprodução

Luiz de Sousa Júnior foi sepultado no cemitério Parque das Acácias nesta quinta (04) pela manhã, em cerimônia restrita, por causa do protocolo de segurança da Covid-19 e deixa a esposa, Luciana, e os filhos André, Tiago, Luca e Sara.

Uma homenagem foi realizada, de forma virtual, pelo Centro de Educação da UFPB e pode ser conferida no link a seguir: Homenagem a Luiz de Sousa Júnior pelo CE/UFPB

 

 

 

 

Edição: Heloisa de Sousa