Paraná

Futebol

Acaba o “covidão” 2020 e começam os “covidões” estaduais

Brasileirão teve 302 jogadores infectados. Corinthians já tem 8 infectados no Paulista

Curitiba (PR) |
Calendário nacional vai pelo menos até o final desta temporada  - Divulgação

A política do pão e circo não pode parar. Se falta pão, sem auxílio emergencial, pelo menos fica garantido o futebol na pandemia. O Brasileirão 2020, batizado pelo jornalista Juca Kfouri de “covidão 2020”, acabou com 302 jogadores infectados, segundo levantamento do site Globoesporte.com.

As primeiras posições desse campeonato foram divididas entre cariocas e paulistas, com Vasco e Fluminense em primeiro, 26 infectados, seguidos por Palmeiras, 24, Santos, 22, Flamengo, 21. Para completar o G6 dessa disputa doentia, vem o Goiás, também com 21 casos. Na outra ponta, dos que mais se cuidaram, brilham São Paulo e Sport, com 3 casos, seguidos nesse Z4 do bem de Grêmio, 8 infectados, e Corinthians, 7.

Porém, os paulistas não têm muito o que comemorar. No clássico contra o Palmeiras, marcado para esta semana pelo Paulistão, foram constatados 8 jogadores contaminados, que ficaram de fora de uma partida que nem deveria ser marcada, já que na confusão atual do calendário o Palmeiras ainda disputa a final da Copa do Brasil 2020 no próximo domingo.

Mas o calendário nacional, que já não era lá essas coisas, vai pelo menos até o final desta temporada para garantir o circo. Isso se não houver novas paralisações, como já ocorreu no Paranaense, em que apenas dois jogos da primeira rodada foram disputados. Os outros acabaram suspensos por conta do decreto do governador que permite apenas atividades essenciais no estado. Lembrando que no “covidão 2020”, os times paranaenses tiveram performance parecida. O Athletico-PR ficou na sétima posição, com 20 casos, e o Coritiba terminou em décimo lugar, com 18 casos. 

Edição: Lia Bianchini