Ásia

Novo Plano Quinquenal da China aponta para um caminho sustentável, diz especialista

Ao longo dos anos, os planos quinquenais evoluíram, além de suas funções iniciais, como roteiros econômicos do país

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
O novo plano da China poderia ter um impacto na economia global, já que se trata do país mais populoso do mundo e a segunda maior economia do planeta - Noel Celis / AFP

Depois da aprovação pelo Parlamento da China, na semana passada, o novo Plano Quinquenal de desenvolvimento socioeconômico do país está agora em andamento. Este documento detalha as políticas e objetivos que irão marcar o desempenho da nação asiática nos próximos cinco anos e seu papel cada vez mais importante na economia global.

Continua após publicidade

O 14º Plano Quinquenal da China, que está previsto para cobrir o período de 2021 a 2025, foi aprovado no último dia 11 de março pelo Congresso Nacional do Povo (CNP), a legislatura da China que conta com mais de 2 mil membros, na sua maioria do Partido Comunista, após uma sessão de seis dias.

Com a presença do presidente chinês, Xi Jinping, do primeiro-ministro, Li Keqiang, e outros líderes, o CNP aprovou o plano que contém 60 propostas para acelerar o desenvolvimento do país, e que já tinha sido aprovado pelo Partido Comunista da China no ano passado.

:: Leia mais: O que significa o 14º Plano Quinquenal da China? ::

Em um contexto nacional e internacional cada vez mais complexo, especialistas enfatizam que se trata de um projeto focado em transformar o velho modelo de crescimento para um caminho mais sustentável.

"A China, pela primeira vez e ao contrário de outros planos, não define sua meta de crescimento do Produto Interno Bruto de uma forma específica, mas define um intervalo, uma linha, e esta meta será definida anualmente, dependendo das condições específicas de cada ano", analisou Aymara Gerdel, diretora do Centro Venezuelano de Estudos sobre a China.

Confira a reportagem completa da correspondente da teleSUR em Pequim, Iramsy Peraza.

Edição: Vivian Fernandes