Retomada do Auxílio

Nascidos em maio podem atualizar cadastro em app para receber o auxílio emergencial 

O processo é feito pelo celular e conta com instruções do aplicativo usado para movimentar as contas poupança digital

Brasil de Fato | Belém (PA) |

Ouça o áudio:

Para receber o auxílio emergencial 2021 é preciso estar inscrito nos cadastros públicos. Ou seja, já ter recebido o benefício no ano passado. - Marcelo Camargo /Agência Brasil

O auxílio emergencial por conta da pandemia de covid-19 será retomado após a paralisação em dezembro passado. Para tanto, a Caixa Econômica Federal pede aos usuários do app Caixa Tem que atualizem os dados cadastrais. As pessoas que nasceram no mês de maio podem revisar os dados no aplicativo a partir desta segunda (22).

Como fazer a atualização?

O processo é todo feito pelo celular. Para isso, basta o usuário seguir as instruções do aplicativo, usado para movimentar as contas poupança digitais. A Caixa afirma que o sistema "garante mais segurança para o recebimento de benefícios e prevenir fraudes".

Ao entrar no Caixa Tem, o usuário deve procurar o “Atualize seu cadastro”. Em seguida, é necessário enviar uma foto (selfie) e os documentos pessoais (identidade, CPF e comprovante de endereço).

O cronograma é escalonado (veja abaixo), conforme o mês de nascimento. O período para atualizações vai de 14 a 31 de março.

Confira o cronograma completo abaixo:

Janeiro

14/03

domingo

Fevereiro

16/03

terça

Março

18/03

quinta

Abril

20/03

sábado

Maio

22/03

segunda

Junho

23/03

terça

Julho

24/03

quarta

Agosto

25/03

quinta

Setembro

26/03

sexta

Outubro

29/03

segunda

Novembro

30/03

terça

Dezembro

31/03

quarta


Governo contra o auxílio 

O governo federal retomou o benefício após ser pressionado pela oposição e por organizações populares. Ao mesmo tempo, 22,6 milhões de pessoas foram excluídas do programa.

Leia também: Bolsonaro reduz valor do auxílio emergencial e exclui 22,6 milhões do benefício

A medida provisória para o retorno do auxílio emergencial foi assinada no dia 18 deste mês. Para receber o auxílio emergencial 2021 é preciso estar inscrito nos cadastros públicos do governo federal. Ou seja, já ter recebido o benefício no ano passado. Além disso, ser trabalhador informal ou beneficiário do Bolsa Família. A renda familiar mensal não pode ultrapassar três salários mínimos (R$ 3.300). E a renda familiar por pessoa tem de ser de no máximo meio salário mínimo (R$ 550).

Edição: Daniel Lamir