Combate ao vírus

Feriado prolongado ou lockdown? Live do Brasil de Fato discute medidas contra a covid

Economista e médico discutem a pertinência da antecipação das folgas frente à necessidade urgente do isolamento social

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Cidades turísticas temem deslocamento em massa durante o feriado antecipado. - Arquivo RBA

A antecipação dos feriados do ano com criação de uma semana de folga prolongada vem sendo anunciada e estudada em cidades de todo o Brasil, como forma de tentar aumentar o isolamento social e conter a propagação da covid-19.

No entanto, frente a números cada dia mais alarmantes, colapso no sistema de saúde e superlotação de enfermarias e UTIs, a medida pode não ser suficiente. Além disso, a possibilidade de que o feriadão aumente os deslocamentos entre cidades preocupa.

Nesta quarta-feira (24), o Brasil de Fato debate o tema em transmissão ao vivo pelo Youtube e pelo Facebook. Com participação do público, a live discute se um lockdown mais efetivo, rigoroso e organizado não seria mais apropriado para o momento de crise generalizada.

 

::São Paulo e Rio de Janeiro antecipam feriados para frear avanço da covid-19::

Estarão no encontro virtual o economista da USP João Emboava Vaz, coordenador geral do Coletivo Arroz Feijão e Economia e do Médico infectologista, Ronaldo Hallal, membro do Comitê Covid da Sociedade Riograndense de Infectologia.

A estratégia foi anunciada pela prefeitura de São Paulo e causou desconforto entre gestores de municípios do litoral paulista, por exemplo. O feriado está marcado para começar em 26 de março e seguir até o domingo de páscoa. As cidades do ABC seguiram a medida.

Evitando a corrida ao litoral

Para se proteger, os prefeitos do litoral estão adotando medidas de fiscalização mais rígidas. Mas a prefeitura de São Paulo chegou a ser acusada de adotar o feriadão sem dialogar com outras cidades sobre como evitar deslocamento em massa.

No ano passado, a capital paulista definiu ação semelhante em maio, quando uniu dois feriados municipais. Mas a taxa de isolamento aumentou apenas três pontos percentuais na ocasião, o que foi considerado insuficiente por especialistas. 

No Rio de Janeiro, o governo do Estado do Rio de Janeiro também avalia a criação de um super feriado para reduzir a circulação. A medida também está em estudo pela prefeitura de Salvador, capital Baiana e já foi anunciada pela gestão de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Um feriado estadual será antecipado no Piauí, nesta sexta-feira, dia 26. Outros municípios de diversas regiões brasileiras também já vêm anunciando estratégia semelhantes nos últimos dias. 

Edição: Vinícius Segalla