INTERVENÇÃO NAS IFES

Diretor do CEFET- RJ eleito em 2019 é finalmente nomeado

Sindicato de servidores celebra a nomeação como uma “vitória da democracia”

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
"Fora, Interventor": assim os estudantes do Cefet-RJ expulsaram o interventor, Maurício Aires Vieira, nomeado pelo governo Bolsonaro - Divulgação

Eleito em maio de 2019 diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ), Maurício Saldanha Motta, foi finalmente nomeado, nesta quinta-feira (25), para exercer sua função na escola, em um mandato de quatro anos. A posse deve acontecer ainda hoje.

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) divulgou a informação celebrando “a vitória da democracia”.

Leia mais: Bolsonaro nomeia pela 22ª vez reitor que não ficou em primeiro na consulta pública

Histórico

Após a consulta à comunidade acadêmica, o ministro da educação à época, Abraham Weintraub, nomeou, em 15 de agora de 2019, o seu assessor no ministério, Maurício Aires Vieira, para ocupar o cargo de diretor-geral. O interventor não integrava o quadro de servidores da instituição.

No primeiro dia de expediente, Maurício Vieira foi surpreendido por dezenas de estudantes que formaram uma barreira humana na diretoria da escola, impedindo a passagem

Entre cartazes e palavras de ordem, Maurício Aires Vieira deu meia volta e acabou sendo expulso da instituição, escoltado por um policial militar. "Fora interventor", protestaram os alunos. Apesar dos protestos, o governo continuou sem respeitar a indicação da comunidade acadêmica e, em 24 de outubro, o Ministério da Educação (MEC) nomeou um novo interventor para a instituição, Marcelo Nogueira.

Mobilização

:: Instituições reagem à nomeação arbitrária de 19 reitores e marcam ato para esta terça ::

Em dezembro de 2020, os gestores eleitos pela comunidade acadêmica, mas que não foram empossados, estiveram em Brasília para defender a democracia na Rede Federal e exigir as nomeações dos escolhidos.

Após um ano de disputas, José Arnóbio, reitor eleito do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), foi nomeado, mas o reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maurício Gariba Júnior, ainda não. O Instituto de Santa Catarina está sob intervenção desde 2020.

Edição: Rebeca Cavalcante