desastre sanitário

Brasil registra mais 1.656 óbitos e número de mortos da pandemia passa os 312 mil

Ao todo, 44.326 casos novos da doença foram registrados neste domingo (28); SP teve mais de 300 aglomerações no sábado

São Paulo |
Profissionais de saúde protestam contra a morte de mais de 300 mil pessoas por covid-19, na Praça dos Três Poderes, em Brasília - 25 de março de 2021 - Sergio Lima / AFP

O Brasil registrou 1.656 novas mortes pelo novo coronavírus e 44.326 casos da doença neste domingo (28). Com isso, o total de mortos chegou a 312.206 e o de casos a 12.534.688, de acordo com o painel atualizado pelo Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde).

No sábado (27), o país tinha 310.550 mortes e 12.490.362 casos confirmados de Covid-19, de acordo com o conselho.

Ao mesmo tempo que o país registra recordes de mortes e contaminações, além de colapso nos sistemas de saúde de estados e municípios, o trabalho do Comitê de Blitze de São Paulo dispersou 352 pontos de aglomeração em diferentes regiões da capital paulista, apenas na noite desse sábado (27). 

Foram vistoriados 196 estabelecimentos, com a autuação de 26 deles pela Vigilância Sanitária, pelo Procon e agentes municipais de fiscalização, por descumprimento da fase emergencial do Plano São Paulo na capital. Dois eventos também foram encerrados, na região do Brás, centro da cidade.


Números da pandemia neste domingo (28) / Conass


Evolução da pandemia no Brasil / Conass


Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”. 

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Vinícius Segalla