Paraná

Futebol feminino

14 de abril: Uma data para não esquecer no futebol feminino

O impacto de uma medida na Era Vargas e o veto para as mulheres praticarem esportes

Paraná |
14 de abril de 1941: Nessa data, uma deliberação incluía o futebol e, por isso, a modalidade foi vetada às mulheres por mais de 40 anos. - Divulgação/ CBF

No dia 14 de abril de 1941, o Estado Novo de Getúlio Vargas publicou o Decreto 3.199, que afirmava: “às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza”. Essa deliberação incluía o futebol e, por isso, a modalidade foi vetada às mulheres por mais de 40 anos.

Sim, você leu certo, mulheres eram proibidas de jogar bola. Parece absurdo, mas nem faz tanto tempo assim. A proibição atrasou o desenvolvimento da modalidade e sentimos as consequências até hoje. Contudo, elas nunca deixaram os gramados. Há registros de diferentes times e jogos com mulheres ao redor do Brasil e, sem dúvida, há muita coisa para ser recuperada.

Aqui, no Paraná, venho levantando alguns desses registros e aproveito o espaço para contar sobre um jogo ocorrido em 1973, no Parque Britânia, em homenagem ao Dia do Gráfico. Formaram-se dois times de mulheres para disputar a partida comemorativa: a equipe da Impressora Paranaense e a Seleção Gráfica.

Segundo relato do Diário do Paraná, o jogo gerou muita expectativa e foi disputado. Houve empate no tempo regular e a decisão foi para os pênaltis. Vitória da Impressora Paranaense, com a goleira Luci defendendo quatro penais. Esse é um dos exemplos de mulheres que driblaram a proibição e subverteram uma ordem autoritária, só podemos agradecer a todas que seguiram esse caminho.  

Edição: Ana Carolina Caldas