Tragédia

Brasil registra mais de 30 mil casos de covid entre domingo e esta segunda-feira

País ultrapassa EUA, México e Peru e chega ao primeiro lugar em número de mortes proporcionais por covid nas Américas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Média móvel de casos de contaminação por covid continua alta no país, ficando em 65.127 para os últimos sete dias - Tarso Sarraf

O Brasil registrou novos 30.624 casos de infecção por covid-19 nas últimas 24 horas e mais 1.347 óbitos, segundo os dados diários do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Com esses números, o país agora acumula um montante de quase 14 milhões de infectados e 374.682 mortes ocasionadas pela doença.

Como consequência das estatísticas mais recentes, a média móvel de casos de contaminação continua alta, ficando em 65.127 para os últimos sete dias. O mesmo se dá com a média móvel de óbitos: 2.866, no mesmo período.

::Podcast Brasil de Fato: A pandemia em três momentos críticos para a gestão da saúde pública no Brasil em um ano::

Diante do quadro que vem se consolidando em termos de agravamento da pandemia, o país ultrapassou os Estados Unidos, o México e o Peru nas duas últimas semanas, tornando-se a nação com maior número de óbitos por covid em todo o continente americano.

A observação considera a quantidade de mortes proporcionalmente à população e é feita em estudo da plataforma “Our World in Data”, publicação digital que divulga pesquisas empíricas e dados que tratem de modificações na qualidade de vida em pontos do globo.

O país tem hoje uma marca de 1.756 mortes por milhão de habitantes, enquanto o Peru tem 1.722, os Estados Unidos acumulam 1.713 e o México, 1.646. O Brasil passou à frente dessas outras nações respectivamente nos dias 13, 14 e 7 deste mês, portanto, o levantamento considera os dados das duas últimas semanas nesses territórios.

O Brasil também tem destaque no ranking que contabiliza os países com mais vítimas da covid em todo o planeta: o país fica em segundo lugar, com 373 mil, perdendo apenas para os Estados Unidos, que somam 567 mil. No mundo, a doença já fez mais de 3 milhões de mortos.

 

 

 

 

 

Edição: Vinícius Segalla