Solidariedade

Ministério da Saúde lança campanha para incentivar a doação de leite materno

Doações cresceram 2,7% entre 2019 e 2020, mas quantidade ainda é inferior ao desejável

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O Brasil tem 222 bancos de leite materno e 220 pontos de coleta - Rovena Rosa/Agência Brasil

O Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira (19), a Campanha Nacional de Doação de Leite Materno 2021, com o objetivo de avançar na sensibilização da necessidade de doação do aleitamento materno. 

Leia também: Amamentação e aleitamento materno: um benefício para mãe e bebê

No ano passado, cerca de 230 mil litros de leite materno foram doados por aproximadamente 180 mil mulheres. O número representa um aumento de 2,7% em relação a 2019. Apesar disso, a quantidade é considerada inferior ao desejável. 

“É preciso avançar ainda mais. A pandemia exige que muitos esforços sejam adotados para garantir informações qualificadas sobre a doação do leite materno”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante o evento online de lançamento da campanha. 

Leia também: A importância da introdução alimentar para bebês

Para a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, "o leite humano é a 1ª vacina que a criança recebe. Nestes tempos que estamos dedicando às vacinas que nos permitirão superar essa grave crise sanitária, devemos lembrar da importância do leite humano”.

Na mesma linha, Cristina Albuquerque, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), afirmou que a campanha deve sensibilizar toda a sociedade brasileira, envolvendo tanto homens quanto mulheres, para que a campanha chegue mais longe. 

Leia também: Mães lactantes fazem ‘mamaço virtual’ pela vacinação contra covid-19

“Temos não só que avançar nesta sensibilização para a doação do aleitamento materno, porque sem ele não há doação, e envolver não só as mulheres. Aqui o Unicef está trabalhando cada vez mais com a ideia de parentalidade”, disse a representante do Unicef.

Todas as mulheres que não estão fazendo uso de medicamento incompatível com a amamentação podem doar o leite materno. Para isso, é necessário fazer a coleta do leite em casa e depois encaminhá-lo para um banco de leite mais próximo.

No site do governo federal, é possível localizar um Banco de Leite Humano de acordo com a sua localidade.

 

Edição: Daniel Lamir