Nova cepa

RJ: Suspeita de variante indiana é monitorada em morador de Campos dos Goytacazes

Homem testou positivo para covid após voltar da Índia no sábado; prefeitura garante adoção de protocolo de segurança

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Além do Rio de Janeiro, os estados do Pará e do Ceará monitoram a possibilidade de chegada da nova cepa no Brasil - Waldemar Brandt/ Unsplash

A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro, informou à imprensa que está monitorando um morador da cidade que testou positivo para covid-19 após retornar de uma viagem de trabalho na Índia. A intenção é saber se ele foi contagiado com a nova variante identificada no país, chamada B.1.617.

Leia mais: Pelo Maranhão, variante indiana da covid-19 chega ao Brasil e acende alerta

O homem chegou ao Brasil no último sábado (22) e teve o diagnóstico da doença comprovado por um exame realizado no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, onde desembarcou.

Em nota, a Prefeitura de Campos disse que assim que foi notificada, a Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância, Promoção da Saúde passou a monitorar o paciente, que está isolado na cidade seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.

“O trabalhador está em contenção e isolamento preventivo. A pedido do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, do governo do Estado (CIEVS), vamos auxiliar na investigação genômica, com as informações do percurso que o paciente fez e os contatos que manteve. Ainda não há identificação do tipo de variante que o paciente está contaminado”, afirmou o subsecretário, Charbell Kury, em comunicado.

As companhias aéreas Qatar e Latam foram notificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o envio da lista de passageiros.

Além do Rio de Janeiro, os estados do Pará e do Ceará monitoram a possibilidade de chegada da nova cepa no Brasil. No Maranhão, a presença da variante foi confirmada na última semana.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse