MATA ATLÂNTICA

Projeto recupera florestas nativas da Mata Atlântica na Paraíba

Iniciativa já conseguiu restaurar 31 hectares, em 2020, e pretende recuperar mais 90 até o fim de 2021

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Mudas plantadas pelo CEPAN na Paraíba. - Cepan

Em 27 de maio é celebrado o Dia da Mata Atlântica, um das áreas de maior biodiversidade no planeta e também uma das mais ameaçadas. As florestas atlânticas brasileiras são lar para vasta riqueza biológica, com espécies únicas de fauna e flora, mas conservam apenas 12% de sua cobertura florestal nativa.

Com esforços para barrar a degradação da mata e incrementar o número de áreas florestadas, o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan) está desenvolvendo um projeto, desde março de 2020, que visa restaurar a conectividade estrutural no Corredor Pacatuba-Gargau, no estado da Paraíba.

Continua após publicidade

Leia também: Mata Atlântica foi o bioma com mais espécies ameaçadas de extinção no Brasil

Continua após publicidade

O trabalho inspira esperança, renovação para a Mata Atlântica no Nordeste brasileiro e consiste em planejar e executar, até 2022, ações de reflorestamento em uma área de 250 hectares, conectando trechos de Mata Atlântica nativa já existentes na região.

Continua após publicidade


Sementes para reflorestamento na PB. / Cepan

A área interliga florestas em duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) - a Fazenda Pacatuba, no distrito de Santa Helena, em Sapé, e o Engenho Gargaú, que tem sede em Santa Rita, ambas em propriedades da Usina Japungu, na Paraíba.

Durante o ano de 2020, o Cepan conseguiu restaurar 31 hectares, com perspectiva de gerar 110 mil novas árvores. Para 2021, a meta é atingir 90 hectares recuperados até o fim do ano, podendo gerar até 300 mil árvores.

A proposta é que, com o aumento da vegetação nativa, a biodiversidade tenha mais espaço para crescer, beneficiando espécies únicas como o guariba-de-mãos-ruivas (Alouatta belzebul) e o macaco-prego-galego (Sapajus flavius), este último ameaçado de extinção devido a ações antrópicas como desmatamento, queimadas e caça.

Continua após publicidade

::Expansão urbana e agronegócio ameaçam Mata Atlântica, alerta especialista::

As restaurações na Paraíba acontecem através de três técnicas: a condução da regeneração natural, na qual são aplicadas técnicas de silvicultura para aumentar o potencial das árvores se desenvolverem naturalmente nas áreas de atuação; o plantio de mudas, que usa pequenas plantas cultivadas em viveiros; e a semeadura direta, técnica que tem revolucionado o mercado da restauração florestal - coletores captam sementes em áreas estratégicas da natureza. Estas sementes são preparadas para compor a muvuca, mix de sementes que é semeado diretamente em solo preparado.

Só em 2020, os trabalhos do Cepan requisitaram 10 mil mudas de 40 espécies nativas e 300 kg de sementes de mais de 50 espécies. O próximo plantio, agora em 2021, será de 40 mil mudas.

A demanda por esses insumos estimula a corrida por capacitação e profissionalização de fornecedores locais, gerando também uma oportunidade socioeconômica.

O Cepan estrutura a criação de um núcleo de coleta de sementes nativas da Mata Atlântica na Paraíba. A técnica, que simula o processo de sucessão ecológica da floresta, além de ter um baixo custo de manutenção, oportuniza a geração renda complementar para trabalhadores da região.

“Temos a Mata Atlântica como um ponto estratégico de biodiversidade endêmica, ou seja, possui alto número de espécies ameaçadas de extinção. O projeto vai além dos serviços ambientais que essas áreas geram - recursos hídricos, energéticos e alimentares. Estaremos restaurando habitats e aumentando a cobertura vegetal envolvendo pessoas locais na cadeia produtiva, empoderando-as da importância do que está sendo realizado”, comenta Joaquim Freitas, coordenador geral do Cepan. 

 


Equipe do Cepan em ação na PB. / Cepan

Sobre o Cepan

O Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste é uma instituição privada sem fins lucrativos, fundada no ano 2000, que tem como missão gerar e divulgar soluções estratégicas para a conservação da biodiversidade mediante ciência, formação de pessoas e diálogo com a sociedade.

Continua após publicidade

Com sede no Recife (PE) e filial em Governador Valadares (MG), atua em planejamento, coordenação e execução de projetos de conservação da biodiversidade brasileira em consonância com seus programas: Valoração do Capital Natural, Apoio à Conservação da Fauna e Flora, Indução e Implementação de Políticas Públicas Ambientais e Conservação de Áreas Costeiro-Marinho. 

Continua após publicidade

As atividades são desenvolvidas por meio de parcerias com entidades locais, regionais, nacionais e de outros países, além de diversas instituições do primeiro, do segundo e do terceiro setor.

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Rebeca Cavalcante e Heloisa de Sousa