Vacinação

Argentina tem recorde de vacinação: mais de 350 mil doses em um final de semana

Chegada massiva de vacinas aumenta fluxo de vacinação no país nos últimos dias

Brasil de Fato | Buenos Aires, Argentina |
Com a chegada das doses da AstraZeneca em coprodução com o México, Argentina já recebeu 17.631.945 de vacinas desde o início da campanha. - Presidência Argentina

Nos últimos oito dias, o fluxo de vacinação contra a covid-19 na Argentina aumentou consideravelmente. O Ministério da Saúde argentino anunciou que, apenas neste fim de semana, o país bateu um recorde de 350.600 aplicações de vacinas.

A aceleração da campanha de vacinação no país deve-se a uma chegada massiva de vacinas nas últimas semanas. Nesta segunda-feira (31), aterrissaram 2.148.600 doses da AstraZeneca no território argentino, uma produção do país em parceria com o México.

"Temos que continuar ampliando a maior campanha de vacinação da história do país", sinalizou o chefe de Gabinete, Santiago Cafiero, ao receber o voo da Air Canadá nesta manhã.

Com esta chegada, a Argentina acumula a recepção de 17.631.945 de vacinas desde o início da campanha, das quais 2.785.200 chegaram apenas na semana passada.

:: Últimas da vacina: CoronaVac diminuiu em 95% o número de óbitos em Serrana (SP) ::

Além disso, neste fim de semana, a província de Buenos Aires também registrou um recorde de inscrições para a vacinação, agora aberta para pessoas entre 18 e 39 anos com comorbidades. Seguindo o ritmo do plano de vacinação, espera-se a marca de 6 milhões de pessoas vacinadas para a primeira semana de junho apenas na província.

"Se as vacinas continuam chegando neste ritmo, é uma boa notícia, porque a logística da província é vacinar 200 mil pessoas por dia", destacou Enio Garcia, chefe de assessores do Ministério da Saúde da província de Buenos Aires.

"Temos um cenário de uma escalada de vacinação importante", destacou a Ministra de Saúde, Carla Vizzotti, assegurando que "todos os esquemas de vacinação serão cumpridos".

:: O que se sabe sobre o papel da vacinação infantil no combate à pandemia? ::

Segundo o Monitor Público de Vacinação do Ministério da Saúde, já foram 12.257.297 doses aplicadas em pessoas que conformam os grupos prioritários, estipulados no Plano Estratégico para a Vacinação contra a covid-19.

Destes, o grupo conformado por pessoas de mais de 60 anos é o mais expressivo, com 6.771.670 de doses aplicadas, seguido de trabalhadores da saúde, com 2.332.688. Nesse ritmo, a Argentina poderia imunizar, até julho, 40% do total dos grupos prioritários.

Edição: Leandro Melito