Na mira do Senado

Ao vivo: acompanhe depoimento de Nise Yamaguchi, pró-cloroquina, na CPI da Covid

A médica é uma das vozes que defenderam mudar a bula da cloroquina para incluir o tratamento contra a covid

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A médica deve fazer a defesa do governo e da cloroquina, como vêm fazendo desde o início da pandemia - Agência Senado

Os senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia abrem a semana de depoimentos escutando, nesta terça-feira (1º), Nise Yamaguchi, médica imunologista e defensora do uso de cloroquina para o tratamento da covid-19.

Yamaguchi também é suspeita de integrar o chamado “gabinete paralelo”, composto por empresários, políticos e médicos, responsável por orientar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na condução da pandemia. 

A médica deve fazer a defesa do governo e da cloroquina, como vêm fazendo desde o início da pandemia.

:: Gabinete paralelo: atuação de grupos extraoficiais é marca do governo, diz analista ::

Em seu testemunho, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, disse aos senadores que Yamaguchi foi uma das vozes a favor da mudança da bula da cloroquina para incluí-la no tratamento contra o novo coronavírus, por meio de uma medida provisória. 

"A doutora [Nise Yamaguchi], de fato, perguntou sobre essa possibilidade e pareceu estar, digamos, mobilizada com essa possibilidade”, afirmou Torres na ocasião. 

::Presidente da Anvisa confirma que recebeu pedido para alterar bula da cloroquina::

Em uma de suas defesas públicas ao tratamento precoce, Yamaguchi comparou o medo que as pessoas têm do novo coronavírus ao temor dos judeus sob a Alemanha nazista.

"Você acha que alguns poucos militares nazistas conseguiriam controlar aquela massa de rebanho de judeus famintos?", disse Yamaguchi em pergunta retórica, à TV Brasil, em julho de 2020. A declaração lhe rendeu uma suspensão por parte do Hospital Albert Einstein.

Na quinta-feira (27), o relator da CPI, Renan Calheiro (MDB-AL), afirmou que o objetivo é averiguar se houve institucionalmente a defesa de um tratamento precoce com medicamentos comprovadamente ineficazes contra a doença.

“Não estamos apenas discutindo a eficácia da cloroquina ou do 'tratamento precoce'. Queremos investigar se essas coisas foram priorizadas em detrimento da vacinação dos brasileiros, que poderia ter salvado muitas vidas”, afirmou o senador.

::O que esperar da CPI nesta semana com Nise Yamaguchi e Átila Iamarino?::

Um dos senadores que solicitou a convocação de Yamaguchi foi Eduardo Girão (Podemos-CE), ferrenho defensor de Jair Bolsonaro. "Yamaguchi é conhecida por defender a hidroxicloroquina e a cloroquina no tratamento de pacientes infectados com o Sars-Cov-2 (vírus causador da pandemia).

E foi convidada pelo presidente Jair Bolsonaro a integrar o comitê de crise ainda na gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta", citou Girão em seu requerimento.

Acompanhe a sessão da CPI ao vivo no Brasil de Fato:
 

Também acompanhe a CPI em tempo real pelo Twitter do Brasil de Fato:

 

Edição: Vivian Virissimo