Novo calendário

Governo Doria promete vacinar toda a população de SP até final de outubro

Previsão considera prazos de entrega de vacina contra covid propostos pelo governo federal e que vêm sendo descumpridos

|

Ouça o áudio:

31 de outubro é a data limite apresentada pelo governo de SP para vacinar toda a população acima dos 18 anos - Rovena Rosa / Agência Brasil

O governo paulista anunciou nesta quarta-feira (2) um cronograma para vacinar toda a população de São Paulo a partir de 18 anos contra a covid-19 até o dia 31 de outubro. Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, o planejamento foi feito considerando, inclusive, possíveis atrasos no calendário de entregas do Ministério da Saúde.

“Fizemos a projeção com um redutor, por conta desses atrasos. Mas com as atuais projeções de entregas de vacinas da Pfizer, da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e da CoronaVac, temos segurança de que esse cronograma será realizado”, disse Regiane.

::Covid: Brasil passa 465 mil mortos; surto no continente vai em direção ruim, diz OMS::

Dentre essas previsões estão 100 milhões de doses da vacina da Pfizer, 100 milhões de doses da Fiocruz e as 100 milhões da CoronaVac. Porém, os prazos são incertos, já que alguns lotes desses imunizantes já deveriam ter sido entregues e estão atrasados. Além disso, para vacinar a população de São Paulo contra a covid-19 conforme anunciado, tem-se antes a produção de mais 30 milhões de doses da CoronaVac para distribuição nacional – que ainda está em negociação – e mais 20 milhões para uso exclusivo no estado de São Paulo, a serem produzidas a partir de agosto.


Calendário de vacinação previsto para o estado de São Paulo / Governo de SP

O novo cronograma para vacinar a população contra a covid-19 em São Paulo teve início esta quarta, com a imunização de pessoas com deficiência permanente que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pessoas com comorbidades com idades de 30 a 39 anos. Atualmente, estão sendo vacinadas pessoas nessas condições, mas com idades de 40 e 44 anos, grávidas e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos, trabalhadores aeroportuários de Congonhas, Viracopos e Guarulhos e profissionais portuários do Porto de Santos.

::Vacina: só 13% da população com comorbidades recebeu a primeira dose::

A partir do dia 7 de junho começam a ser vacinadas as pessoas com deficiência permanente que recebem o BPC e pessoas com comorbidades com idades de 18 a 29 anos. E, no dia 9 de junho, os profissionais da educação, com 45 e 46 anos. Todos esses grupos totalizam pouco mais de 2,6 milhões de pessoas.

A partir de julho, a expectativa do governo paulista é vacinar pessoas de 55 a 59 anos e profissionais da educação de 18 a 44 anos. Em agosto, será a vez da população com idades de 45 a 54 anos, sendo 50 a 54 na primeira quinzena do mês e 45 a 49 na segunda quinzena. Em setembro, serão vacinadas as pessoas 30 a 40 anos, divididas em três grupos durante 10 dias cada. E em outubro, a população de 25 a 29 anos, do dia 1º ao dia 10, e a população de 18 a 24 anos, do dia 11 em diante.