Violência Policial

Vereador Renato Freitas (PT) é preso em Curitiba e acusa polícia de racismo; assista

Não é a primeira vez que o parlamentar sofre perseguição e violência de forças de segurança; PT pede apuração

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
O vereador curitibano Renato Freitas (PR) é jovem, preto, estava jogando basquete e foi preso pela PM do Paraná - divulgação

O vereador de Curitiba Renato Freitas (PT) foi preso na tarde desta sexta-feira (4) pela Polícia Militar na Praça 29 de Março, região central da capital paranaense. No vídeo divulgado pela equipe do mandato do parlamentar, os policiais abordaram Renato e um amigo que estavam jogando basquete e ouvindo música no local.

A justificativa da abordagem policial foi que haviam recebido uma reclamação de perturbação sonora. Porém, Renato disse que não houve nenhum tipo de diálogo anterior à ação violenta da polícia, que retirou o rádio e o quebrou no chão. Após duas horas detidos em um batalhão da Policia Militar do Paraná, foram liberados.

::Coluna | A luta contra o racismo no Brasil é uma luta de refundação nacional::

Em coletiva à imprensa, Renato reiterou que a ação foi arbitrária, por motivos racistas e não seguiu a lei. “Não nos informaram ali dentro do Batalhão da PM porque nos prenderam. Quando questionei que a ação não precedeu de diálogo e orientação para que desligássemos a música, não tinham explicação. Pelo contrário, pegaram o rádio e quebraram. Nos levaram para o camburão, torcendo o braço e outros atos de violência física. Nossa sorte foi que gravamos com o celular e por isso tivemos este apoio, aqui,” disse. 

Militantes do PT, movimentos sociais, amigos do vereador e advogados populares se concentraram em frente ao Batalhão da Polícia Militar pedindo a soltura e denunciando a ação como racismo.

Em nota à imprensa, a equipe do mandato disse que “Renato acompanhou uma abordagem policial realizada de forma inadequada, ferindo direitos fundamentais do cidadão em questão. O vereador questionou o método, que é corriqueiramente aplicado pela Polícia Militar. Entretanto, em total desrespeito às prerrogativas inerentes à sua posição, mesmo tendo se identificado como Advogado e Vereador, foi levado preso ao Batalhão da Polícia Militar, em condições absolutamente desproporcionais e inadequadas com relação à sua dignidade.”

::Racismo de bolsonaristas provoca denúncia à polícia em Porto Alegre::

O Partido dos Trabalhadores também emitiu nota denunciando ação de racismo da Polícia Militar do Paraná:

 “Enquanto jogava basquete e ouvia música com amigos em uma praça pública de Curitiba, Renato Freitas presenciou uma abordagem policial realizada de forma inadequada pela Polícia Militar. Renato, que é advogado, questionou a PM sobre o método de abordagem, que visivelmente feria os direitos daquele cidadão. Em total desrespeito à posição que Renato ocupa, ele foi detido pela PM e encaminhado ao Batalhão da Polícia Militar. A truculência da PM com o vereador foi filmada e postada nas redes sociais de Renato,” diz a nota.

O PT Paraná também informa que não é a primeira vez que Renato Freitas sofre violência policial motivada por racismo.

“Não é a primeira vez que Renato Freitas sofre violência e perseguição política em Curitiba. Em 2016, ele foi preso pela Guarda Municipal (GM) enquanto panfletava para sua campanha a vereador. Em 2018, houve nova agressão da GM quando ele fazia campanha na condição de candidato a deputado estadual.

No final do mesmo ano, ele foi detido pela PM na Praça do Gaúcho, quando realizava uma reunião com outros quatro jovens. Quando se trata de jovens negros e periféricos, a abordagem da Polícia Militar e da Guarda Municipal é sempre a mesma, inflamada pela truculência e pela violência. Até quando jovens negros serão impedidos de usufruir de seus direitos? Basta.”

 

 

 

 

Fonte: BdF Paraná

Edição: Frédi Vasconcelos