Rio de Janeiro

Aliados

Bolsonaro indica Crivella para ser embaixador do Brasil na África do Sul

Convite teria sido feito há dois meses, após encontro no Palácio do Planalto; Itamaraty ainda não confirmou a informação

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Informações dos bastidores da política carioca apontam que Crivella não descarta disputar a eleição do ano que vem - Marcos Correa/ AFP

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) convidou o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), para ser embaixador do Brasil na África do Sul. Segundo notícia publicada pelos jornais Correio Braziliense e O Globo, o governo brasileiro pediu às autoridades da África do Sul para que aprovem o nome de Crivella.

O Itamaraty ainda não confirmou oficialmente a informação. 

Ainda de acordo com notícias publicada pelos dois jornais, o convite teria sido feito há dois meses, após um encontro no Palácio do Planalto, em Brasília. A reunião contou com a presença de Dona Sylvia, esposa do ex-prefeito. Ela aprovou a ideia, pois conhece bem a África do Sul. Crivella publicou, em meados dos anos 1990, o livro chamado "Evangelizando a África".

Informações dos bastidores da política carioca apontam que Crivella não descarta disputar a eleição do ano que vem, mas integrantes da Igreja Universal querem que ele se candidate a deputado federal. No entanto, o político sinalizou que está disposto a disputar 2022 se for ao Senado. 

Crivella foi preso preventivamente em dezembro do ano passado, durante os últimos dias de mandato como prefeito do Rio, acusado de participar de um esquema de corrupção que acontecia dentro da prefeitura.

Ele chegou a passar uma noite no presídio, mas foi autorizado a cumprir prisão domiciliar. A prisão foi considerada um espetáculo midiático por especialistas ouvidos pelo Brasil de Fato à época. Além disso, o ex-prefeito teve nove pedidos de impeachment analisados pela Câmara do Rio durante o seu mandato.

Edição: Mariana Pitasse