MOBILIZAÇÃO

Em ato no Recife, profissionais de imprensa pedem vacinação para a categoria

Sindicato organiza programação para este 9 de junho, dia nacional de luta para os profissionais de comunicação

Brasil de Fato | Petrolina (PE) |
Ato iniciou em frente ao monumento Tortura Nunca Mais no Recife - Foto: AgênciaJCMazella

Neste dia 9 de junho, os profissionais de imprensa do Recife se mobilizam pela vacinação da categoria no estado. Com a coordenação do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), jornalistas e radialistas estiveram em frente ao monumento Tortura Nunca Mais, na praça Padre Henrique, para exigir a inclusão no grupo prioritário da vacina contra covid-19.

Essa não é a primeira vez que a categoria se articula para reivindicar a imunização. Meses atrás, o Sindicato Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SINJOPE) solicitou oficialmente à Secretaria Estadual de Saúde (SES) a inclusão dos jornalistas entre os prioritários.

Além disso, se reuniu com o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e recebeu apoio público de parlamentares da Câmara do Recife e da Assembleia Legislativa do Estado. 

Para Júnior Dionísio, presidente da entidade sindical, o exercício do jornalista tem sido essencial para informar a população a se prevenir contra o coronavírus.

"Há mais de um ano homens e mulheres se arriscam em busca de informação, e muitos desses foram infectados e até mortos", afirma.

Apesar de tentativas do Sindicato, o presidente relata que tem sido difícil contabilizar o número de jornalistas infectados e mortos em Pernambuco; os casos são registrados na Fenaj, mas o presidente afirma ter ciência de que é um registro falho, o que indica uma subnotificação. 

Ainda assim, com os números disponíveis, a Fenaj divulgou em abril dados do dossiê "Jornalistas vitimados por covid-19", com números referentes ao primeiro trimestre de 2021.

O levantamento foi elaborado pelo Departamento de Saúde da Fenaj, através de consulta aos Sindicatos e a partir de notícias. A média é de 28,6 mortes de jornalistas por mês no país. Foram contabilizadas, ainda, 169 mortes de jornalistas entre abril de 2020 e março de 2021.


Ato foi organizado pelo Sinjope e Fenaj e segue programação do Dia Nacional de Luta / Foto: AgênciaJCMazella

"Em nenhum dia, em nenhum momento, esses homens e mulheres pararam. Nenhum desses mais de 400 dias de pandemia passou sem que jornalistas arriscassem suas vidas para registrar, de perto, os perigos da doença", afirma Júnior. Jornalistas de todo o país pedem a inclusão no grupo prioritário, e em alguns locais a demanda foi atendida.

É o caso de Cuiabá, no Mato Grosso, onde o Sindicato (Sindjor/MT) começou a lutar pela inclusão desde janeiro. Em maio, os profissionais começaram a ser vacinados. A vitória também aconteceu no Maranhão e na Bahia, por exemplo. 

Em Pernambuco, o sindicato organizou uma programação para todo o dia 9, Dia Nacional de Luta. Às 10h, uma caminhada até o Palácio do Campo das Princesas; às 12h, um "twittaço/instagramaço"; às 15h, pressão nas redes sociais do Ministério da Saúde.

Os profissionais estão sendo convocados a vestir azul e ocupar as redes sociais com a hastag #VacinaAImprensa para pressionar as autoridades públicas. À noite, às 19h, acontece uma live da Fenaj sobre o assunto.

Para mais informações, acompanhe as redes sociais do Sinjope e da Fenaj

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Monyse Ravena