Rio de Janeiro

Megaevento

Representação é protocolada no MP em mais uma tentativa de barrar Copa América no RJ

Autora do texto, a deputada estadual Renata Souza aponta que estado vive o pior momento desde o início da pandemia

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Caso não seja acolhida a demanda pelo impedimento do megaevento, a parlamentar solicita que sejam estabelecidas exigências básicas de segurança - Tânia Rego/ Agência Brasil

Mais uma tentativa de barrar a realização da Copa América no Rio de Janeiro foi protocolada na noite da última terça-feira (8), desta vez, através de uma representação no Ministério Público Estadual (MP-RJ). A ação é de autoria da deputada estadual Renata Souza (Psol).

Leia também: STF julga a suspensão da Copa América nesta quinta-feira (10)

Para a parlamentar, os altos índices de contaminação e letalidade da covid-19 no estado, que vive o pior momento nesse sentido desde o início da pandemia, por si só justificam a inviabilidade da realização do evento. 

“O nosso principal objetivo é tentar evitar que o Rio sofra as possíveis graves consequências de um megaevento internacional que pode favorecer que a pandemia se alastre ainda mais. Já enterramos gente demais. Precisamos proteger as nossas vidas e nas atuais circunstâncias a Copa América é uma ameaça evidente”, afirmou Renata.

No entanto, caso não seja acolhida a demanda pelo impedimento do megaevento, a parlamentar solicita que sejam estabelecidas exigências básicas, como comprovante de duas doses de vacinação dos participantes e convidados, assim como uso obrigatório de álcool gel e máscaras.

Leia mais: Copa América: CBF e patrocinadores são investigados por violação do direito à vida

Na última segunda-feira (7), uma ação foi protocolada na Justiça do Rio de Janeiro também com o objetivo de tentar impedir a realização dos jogos da Copa América no estado. O pedido para impedimento do evento no Rio foi protocolado pelo deputado estadual Flávio Serafini (PSOL) e ainda será enviado para avaliação um magistrado do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ).

Edição: Mariana Pitasse