SEM CONTROLE

Brasil tem novo dia acima de 85 mil novos casos de covid; mortos ultrapassam 484 mil

Fiocruz alerta para níveis críticos da pandemia no país. Recomendação é contrariar Bolsonaro e manter distanciamento

|
Número de mortos não para de subir, e novo protesto contra Bolsonaro é marcado para o próximo dia 18 - Renato Cortez

O Brasil registrou nesta sexta-feira (11) mais 2.216 mortos por covid-19 em um período de 24 horas, somando um total de 484.235 mortos pelo coronavírus desde o início da pandemia. No mesmo período, também foram contabilizados 85.149 novos casos, Além de manter-se há meses como segunda nação com mais mortes pela infecção no mundo – atrás dos Estados Unidos – o país acumula 17.296.118 notificações oficiais de casos desde o início da pandemia, em março de 2020. 

Os números de casos e óbitos desconsideram a ampla subnotificação que ocorre no país. Sem coordenação nacional para combate ao vírus, o país testa pouco e mal sua população. Faltam medidas não farmacológicas para contenção do surto, como rastreio de contágios, campanhas para uso de máscaras e isolamentos estratégicos.

::Brasil passa de 480 mil mortos por covid-19; Bolsonaro segue campanha contra máscaras::

Ao contrário, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), segue atuando para atrapalhar o combate à covid-19, incentivando aglomerações, disseminando mentiras, minimizando os efeitos da doença, desqualificando vacinas e atacando o uso de máscaras. Neste cenário adverso, o país caminha para superar nos próximos dias a marca de meio milhão de mortos, na mais grave crise sanitária de sua história.

Terceira onda

A covid no Brasil chega a esta sexta-feira com números que reforçam as previsões de proximidade de uma “terceira onda”, sem ainda ter havido a superação da segunda. No início da semana, a média móvel diária de mortes, calculada em sete dias, estava em 1.639; menor média desde março. Em cinco dias, esse número deu um salto e, agora, está em 1.913. Da mesma forma a média de infectados, que no domingo era de 57.542 novos casos a cada um dos sete dias anteriores, mas passou hoje a ser de 64.959 por dia.

A transmissão da covid-19 no Brasil está em nível “extremamente alto” em praticamente todos os estados. O alerta é da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que aponta para descontrole total da pandemia pelo país, com exceção, ao menos por enquanto, de Roraima e Espírito Santo, que estão com índice “muito alto”.

 

Tendência

Com a transmissão fora de controle e o elevado número de novos casos registrados a cada dia, a tendência das próximas semanas é de aumento nas mortes. Isso porque o coronavírus leva alguns dias entre a contaminação e a manifestação de sintomas graves.

Diante disso, a Fiocruz reafirma a necessidade de medidas de contenção do vírus, ao contrário do que prega o presidente. “É muito importante a utilização de medidas não-farmacológicas, que têm como objetivo reduzir a propagação do vírus e o contínuo crescimento de casos, o que sobrecarrega as capacidades para o atendimento de casos críticos e graves e contribui para o crescimento de óbitos”, afirma a entidade.