BLOQUEIO

EUA suspendem sanções contra Venezuela para compras relacionadas à covid-19

OFAC publicou licença autorizando transações de bancos estatais relacionadas ao combate à pandemia

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |

Ouça o áudio:

Departamento do Tesouro dos EUA levantou sanções relacionadas à compra de insumos para combate da pandemia - Reprodução / Twitter

Os Estados Unidos suspenderam parte das sanções contra a Venezuela nesta quinta-feira(17). O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC-siglas em inglês) publicou uma licença que levanta as penalidades a empresas que façam transações relacionadas ao combate à covid-19 com o Estado venezuelano.

Continua após publicidade

O documento libera o Banco Central da Venezuela e outras três entidades bancárias estatais a realizar operações com empresas estadunidenses. No entanto, não permite transações com a Petróleos da Venezuela S.A (Pdvsa) ou com o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (Bandes).

:: O que está acontecendo na Venezuela? Veja cobertura completa ::

A licença também não autoriza a exportação ou re-exportação de bens,tecnologia ou serviços para militares, órgãos de inteligência ou agentes do governo. Também destaca que não irá desbloquear qualquer propriedade que esteja sob embargo da Casa Branca. 

Saiba mais: América do Sul registra maior taxa mundial de mortalidade por covid-19 em junho

A medida chega logo depois da repercussão negativa internacional do bloqueio de cerca de U$ 10 milhões da Venezuela para compra das vacinas do consórcio Covax. O valor foi bloqueado pelo banco suíço UBS, que estaria "investigando" a origem do dinheiro.

Além disso, desde 2020, o secretário geral da Organização das Nações Unidas, Antonio Guterres e a Comissária Especial de Direitos Humanos, Michelle Bachelet, pediam pela suspensão de todas as sanções econômicas durante a pandemia. Em março deste ano, o Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou uma resolução contra as medidas coercitivas uniaterais. Somente o Conselho da União Europeia sanciona uma lista de 33 países, enquanto os Estados Unidos penalizam 34 nações.

Leia também: Relatora da ONU pede fim das sanções dos EUA contra a Venezuela: "Efeito devastador"

Desde 2015, a Venezuela sofre com 150 medidas coercitivas e um bloqueio econômico aplicado pelos Estados Unidos e União Europeia, que já gerou um prejuízo de cerca de U$ 130 bilhões ao país.

A vice-presidenta Delcy Rodríguez denunciou que a Venezuela seria o quinto país que mais sofre com sanções unilaterais dos Estados Unidos. 

Apesar do bloqueio, segundo dados oficiais, o país mantém uma taxa de recuperação de 92% dos pacientes, com um total de 255 mil infectados e 2.886 falecidos pelo novo coronavírus.

De acordo com o Ministério de Saúde, 11% da população venezuelana foi vacinada, através das doses compradas da Rússia e das doações da China.

 

Edição: Leandro Melito