CRISE DE OXIGÊNIO

Ao vivo: relator da comissão da Saúde do Amazonas, Fausto Junior, fala à CPI da Covid

O deputado estadual apresentou um relatório com denúncias que apontam para o desvio de recursos públicos no estado

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
O relatório, produzido por Junior, apontou para desvios de recursos públicos durante a pandemia de covid-19 - Pedro França/Agência Senado

Os senadores iniciam os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, nesta terça-feira (29), ouvindo o deputado estadual do Amazonas, Fausto Vieira dos Santos Junior (PRTB).

:: PF acusa desvio de R$ 22, 8 mi para o combate à pandemia no AM e prende seis ::

Junior foi relator da CPI da Saúde realizada pela Assembleia Legislativa do estado em 2020, que teve seus trabalhos encerrados após 120 dias de abertura, em setembro do ano passado. O relatório, produzido por Junior, apontou para desvios de recursos públicos durante a pandemia de covid-19

Uma das denúncias é a de que o governo estadual adquiriu 28 respiradores por R$ 3 milhões de uma empresa que teria ligação com o marido da ex-secretária de Estado de Comunicação, Daniela Assayag.

:: Manaus, gabinete paralelo e Covaxin: os objetos de investigação da CPI nesta semana ::

Por sua posição de relator na CPI estadual, seu depoimento recairá sobre a crise de oxigênio em Manaus, que levou pelo menos 30 pessoas a óbito somente entre os dias 14 e 15 de janeiro, o pico da escassez de oxigênio na região, segundo o Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas.

O requerimento que solicitou a convocação do deputado estadual foi apresentado pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO), da ala governista da comissão e integrante da Tropa de Choque, contumaz defensora do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

:: Com desgaste de Bolsonaro na CPI, frentes antecipam manifestações para 3 de julho ::

Para Rogério, a comissão estadual revelou indícios de fraudes e desvio de recursos públicos. “As irregularidades na aquisição emergencial dos ventiladores pulmonares deflagraram a Operação Sangria [da Polícia Federal], que teve início em junho de 2020 e atualmente está na quarta fase das investigações, onde se apuram irregularidades na construção do Hospital de Campanha Nilton Lins, em Manaus”, afirmou o senador na justificativa do requerimento.

Um dos objetivos da Tropa de Choque é retirar o capitão reformado dos holofotes da má gestão da pandemia do novo coronavírus, atribuindo a responsabilidade pelo número exorbitante de mortes e casos confirmados aos governadores e prefeitos

:: Saiba quem são os senadores da "tropa de choque" de Bolsonaro na CPI da Covid ::

Nesse sentido, durante o depoimento de Junior, os senadores titulares Marcos Rogério, Jorginho Mello (PL-SC), Eduardo Girão (Podemos-CE) e Luis Carlos Heinze (PP-RS) e os suplentes Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e Ciro Nogueira (PP-PI) devem interrogar o deputado estadual a fim de tirar o máximo de constatações ligadas diretamente ao governador do estado do Amazonas (PSC) e seus aliados.

Acompanhe a sessão ao vivo pelo Youtube do Brasil de Fato:

Confira os destaques da cobertura:

Edição: Vivian Virissimo