Na mira do Senado

CPI da Covid divulga novo calendário e vai apurar denúncias de corrupção na Saúde

Luis Miranda, deputado federal , e Dominguetti Pereira, que se apresenta como representante da Medical Supply, vão depor

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Da esquerda à direita: relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), o presidente Omar Aziz (PSD-AM) e o vice-presidente Randolfe Rodrigues (Rede-AP) - Leopoldo Silva/Agência Senado

O senador Omar Aziz (PSC-AM), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, informou o calendário da comissão para esta semana. A informação foi divulgada durante a votação de requerimentos, nesta quarta-feira (30).

Quinta-feira (1º) - Francisco Emerson Maximiano, dono da Precisa Medicamentos;
Sexta-feira (2) - Luiz Paulo Dominguetti Pereira, que se apresenta como representante da Davati Medical Supply;
Terça-feira (6) - Luis Miranda, deputado federal (DEM-DF);
Quarta-feira (7) - Roberto Ferreira Dias, servidor da Saúde exonerado após ser acusado de pedir propina por doses;
Quinta-feira (8) - Ricardo Barros, deputado federal (PP-PR);
Sexta-feira (9) - Ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel.

::Ao vivo: CPI da Covid ouve Carlos Wizard e vota convocação de Ricardo Barros; assista::

Covaxin

Francisco Emerson Maximiano, dono da Precisa Medicamentos, o deputado federal Luis Claudio Fernandes Miranda (DEM-DF) e o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara dos Deputados, estão no centro do suposto esquema de fraude em torno da negociação para a compra de 20 milhões de doses do imunizante Covaxin.

A negociação, envolvendo o Ministério da Saúde e a empresa brasileira Precisa Medicamentos, seria a responsável pela venda da vacina no Brasil, produzida pelo laboratório indiano Bharat Biotech. 

::Caso Covaxin: o que se sabe até agora?::

Segundo a denúncia apresentada por Miranda, a denúncia do suposto esquema de corrupção foi apresentada ao presidente Jair Bolsonaro, em 20 de março deste ano. No encontro, o ex-capitão teria atribuído o esquema ao líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR). "Se eu mexo nisso aí, você sabe a merda que vai dar. Isso deve ser coisa de 'fulano'”, referindo-se ao líder, teria declarado Bolsonaro, segundo o deputado Luís Miranda.

AstraZeneca

Já Luiz Paulo Dominguetti Pereira, que se apresenta como representante da Davati Medical Supply, e o ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, estão envolvidos em um outro suposto esquema de fraude na aquisição da vacina AstraZeneca.

Ao jornal Folha de S. Paulo, Pereira disse que, em uma reunião, Dias cobrou uma propina de US$ 1 por dose de vacina contra a covid-19, para fechar um contrato com o Ministério da Saúde. Segundo Pereira, a empresa Davati Medical Supply intermediaria a compra do imunizante produzido pelo laboratório britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford. 

Depois da denúncia, o servidor Roberto Ferreira Dias foi exonerado da pasta.

Ainda segundo Pereira, o tenente-coronel do Exército, Marcelo Blanco, que foi assessor no Departamento de Logística da Saúde, na gestão de Roberto Ferreira Dias, também participou da reunião em que se cobrou propina. 

Leia aqui: Nova denúncia: governo Bolsonaro teria pedido propina para compra de AstraZenca

Por isso, os senadores também aprovaram, nesta quarta-feira (30), a convocação de Blanco, conforme solicitado pelo requerimento apresentado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Ao site Poder360, a empresa Davati Medical Supply informou que Luiz Paulo Dominguetti Pereira não faz parte da empresa. “Foi publicado que Luiz Paulo Dominguetti Pereira é representante da Davati Medical Supply, o que nós negamos, por meio desta. Por isso, não temos conhecimento de nenhuma discussão que possa ter havido entre o sr. Pereira e qualquer funcionário do governo [brasileiro]. (...) O sr. Pereira não é nem um representante nem empregado da Davati Medical."

*Reportagem atualizado às 15h13 com informações sobre Luiz Paulo Dominguetti Pereira e Marcelo Blanco.

Edição: Rebeca Cavalcante