Artes visuais

Fotógrafa fala sobre "tecnologia que nos empurra a certo nada" em novo trabalho

Milla Jung lança o vídeo “Segunda Natureza” nesta sexta (2), às 20h

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
"Segunda Natureza" é um termo que vem do sociólogo Laymert Garcia dos Santos, "que diz respeito a uma relação não produtiva com a tecnosfera" - Reprodução Instagram

A tecnosfera como paradigma contemporâneo é o tema central do vídeo “Segunda Natureza”, da fotógrafa e artista visual Milla Jung, que será lançado nesta sexta (2), às 20h, com transmissão ao vivo em canal do Youtube.

Na obra, duas crianças travam um duelo entre diferentes aproximações com a natureza. De um lado, seu aspecto imaginário, dinâmico e integrado; de outro, uma segunda natureza como mutação, acelerada e estarrecedora.

“Comecei a mergulhar nessa pesquisa quando me dei conta de que, convivendo com muitas crianças, existia um antes e um depois no olhar delas a partir do momento em que mergulhavam no universo virtual”, conta Milla.

::Projeto multimídia mostra realidade de mães solo em diferentes regiões do Brasil::

A artista conta que o título da obra parte de suas pesquisas sobre processos de subjetivação. "Segunda Natureza" é um termo que vem do sociólogo Laymert Garcia dos Santos, "que diz respeito a uma relação não produtiva com a tecnosfera, ao contrário, ali onde os sujeitos consomem não por necessidade, mas por ansiedade", explica Milla.

"Comecei a entender que isso conecta tudo, essa aceleração desenfreada do sistema neoliberal, instrumentalizado pelas corporações que manejam essa tecnosfera. Então, não estou falando de uma versão purista da tecnologia, porque não estou falando da tecnologia pensada a partir de seu potencial instrumental, democrático e construtivo, mas dessa outra tecnologia que nos empurra a certo nada”, complementa. 

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini