IRREGULARIDADES

Ao vivo: CPI da Covid ouve servidora que autorizou importação da Covaxin; acompanhe

Regina Oliveira foi a responsável por autorizar a importação da Covaxin mesmo com irregularidades apontadas pela Anvisa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A depoente Regina Célia Silva Oliveira chega ao Senado para depor aos senadores da CPI da Pandemia - Marcos Oliveira/Agência Senado

Os senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid escutam a servidora do Ministério da Saúde Regina Célia Silva Oliveira, nesta terça-feira (6). A fiscal de contratos da pasta foi a responsável por autorizar a continuidade do processo de importação da vacina indiana Covaxin, mesmo após irregularidades apontadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

:: Caso Covaxin: PGR pede inquérito para investigar Bolsonaro por prevaricação ::

Oliveira foi nomeada para a pasta em fevereiro de 2018, pelo atual líder do governo, o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), quando ainda era ministro da Saúde, na gestão Temer.

O parlamentar, por sua vez, seria um dos responsáveis por um suposto esquema de fraude na negociação para a compra de 20 milhões de doses do imunizante Covaxin, envolvendo o Ministério da Saúde e a empresa brasileira Precisa Medicamentos, que seria a responsável pela venda da vacina no Brasil, produzida pelo laboratório indiano Bharat Biotech. 

:: Quem é Ricardo Barros, deputado federal envolvido no escândalo da Covaxin? ::

O esquema foi levantado pelo deputado federal Luis Claudio Fernandes Miranda (DEM-DF) e pelo seu irmão, de mesmo nome, Luis Ricardo Fernandes Miranda, chefe da divisão de importação do Ministério da Saúde.

Ambos disseram à CPI da Covid que o presidente Jair Bolsonaro teria sido alertado sobre o esquema de fraude no dia 20 de março deste ano, quando os irmãos foram pessoalmente até o presidente levar a documentação que provaria o esquema. 

No encontro, o ex-capitão teria atribuído o esquema a Ricardo Barros. "Se eu mexo nisso aí, você sabe a merda que vai dar. Isso deve ser coisa de 'fulano'”, referindo-se ao líder, teria declarado Bolsonaro, segundo o deputado Luís Miranda.

::Caso Covaxin: o que se sabe até agora?::

Barros é autor de uma emenda feita à Medida Provisória 1.026, de janeiro deste ano, que prevê condições excepcionais para a aquisição de vacinas.

A MP permite à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conceder autorização extraordinária e temporária para a importação e distribuição para quaisquer imunizantes que tenham sido autorizados por um rol de autoridades sanitárias estrangeiras.

A emenda de Barros incluiu nesse rol a agência reguladora indiana, Central Drugs Standard Control Organisation (CDSCO).

:: Escândalo da compra da Covaxin e atos de rua testam aliança de Bolsonaro com Centrão ::

Em um documento juntado ao relatório em produção da CPI, ao qual a Folha de S. Paulo teve acesso, o dono da Precisa Medicamentos, Francisco Emerson Maximiano, afirmou ao embaixador do Brasil em Nova Déli, na Índia, André Aranha Corrêa do Lago, que uma emenda parlamentar facilitaria o processo de importação.

Assista ao depoimento ao vivo pelo Youtube do Brasil de Fato:

Confira também os destaques da sessão pelo Twitter:

Edição: Vivian Virissimo