Rio de Janeiro

últimas notícias

Vacinação no Rio: governo estadual autoriza antecipação da segunda dose da AstraZeneca

Na capital, a alteração não será feita no cronograma para idosos, a partir de 60 anos, e pessoas com comorbidades

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Governo do RJ autorizou a redução do intervalo entre as doses da vacina AstraZeneca de 12 para oito semanas
Governo do RJ autorizou a redução do intervalo entre as doses da vacina AstraZeneca de 12 para oito semanas - Juan Mabromata / AFP

Nesta terça-feira (13), o governo do Rio de Janeiro vai publicar uma deliberação no Diário Oficial do estado que autoriza a redução do intervalo entre as doses da vacina AstraZeneca de 12 para oito semanas. O anúncio da decisão já havia sido antecipado pela imprensa na noite da última segunda-feira (12).

Segundo a Secretaria estadual de Saúde (SES), a decisão de aplicar a segunda dose antes de 12 semanas da vacina fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi compactuada a partir da avaliação do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e do comitê científico do estado.

Leia também: Casal impedido de vacinar com camisa anti-Bolsonaro em quartel diz que agentes temiam punição

“A medida visa acelerar ainda mais o esquema vacinal, tendo em vista que os municípios já estão com estoque disponível do imunizante para a segunda dose”, informou a secretaria.

Na nota, a SES ainda garante que o intervalo antecipado da segunda dose da AstraZeneca está previsto na bula do imunizante. 

Antecipação para todos?

Após a autorização do governo estadual para os municípios fluminenses anteciparem, caso desejem, a segunda dose da AstraZeneca, o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, afirmou ao jornal Extra que a alteração não será feita no cronograma para idosos, a partir de 60 anos, e pessoas com comorbidades. 

Segundo o secretário, a alteração entre o prazo de aplicação das dose, pode apresentar perda de cerca de 20% de eficácia da vacina, o que poderia ser prejudicial. Para a parcela da população mais jovem, o comitê científico da Prefeitura do Rio ainda avalia se haverá mudança no tempo entre as doses.

Edição: Mariana Pitasse