Protesto

Veja vídeo: grupo ateia fogo em estátua do bandeirante Borba Gato, na zona Sul de São Paulo

Bombeiros já controlaram as chamas. Coletivo chamado "Revolução Periférica" assumiu a autoria do incêndio provocado

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Estátua do bandeirante Borba Gato em chamas, na zona Sul de São Paulo - Thais Haliski

Um grupo de pessoas identificado como "Revolução Periférica" colocou chamas, neste sábado, na estátua do bandeirante Borba Gato, na avenida Santo Amaro, na zona Sul de São Paulo.

::O que significa retirar estátuas de escravocratas do espaço público?::

O incêndio provocado ocorre no mesmo dia das manifestações contra o governo de Jair Bolsonaro (sem partido), mas não guarda relação com esses eventos.

De acordo com a fotojornalista Thais Haliski, que estava no local no momento do início das chamas, "duas faixas da avenida Santo Amaro foram interditadas, há um veículo da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e diversas viaturas da polícia. Até onde eu vi, ninguém foi preso", informou, às 13h55 deste sábado, a fotojornalista.

Ainda de acordo com Haliski, os bombeiros chegaram ao local por volta das 14h e deram início ao combate às chamas. "O fogo foi controlado em poucos minutos, mas a estátua ficou chamuscada e com algumas rachaduras na perna", disse. Veja, abaixo, mais imagens.


Uma torre de fumaça se formou na estátua do bandeirante Borba Gato, na zona Sul de São Paulo / Thais Haliski


"A estátua ficou toda chamuscada", disse a fotojornalista Thais Haliski, presente na avenida Santo Amaro neste sábado / Thais Haliski

::Pesquisadores brasileiros criam plataforma online sobre a contestação de monumentos::

Edição: Vinicius Segalla