Aglomerações

Quatro projetos tratam de "passaporte da covid" em Curitiba (PR)

Iniciativas definem regras para realização de eventos em locais fechados

via Porém.net |
Com o avanço da vacinação pelo mundo, uma das polêmicas é o chamado “passaporte de vacinação”
Com o avanço da vacinação pelo mundo, uma das polêmicas é o chamado “passaporte de vacinação” - Saeed Khan / AFP

Com o avanço da vacinação pelo mundo, uma das polêmicas criadas é o chamado “passaporte de vacinação”. Em Paris tem ocorrido protestos de pessoas que não se vacinaram e são contra a obrigação de comprovante de vacinação para frequentar locais com aglomeração. Nova York também deve adotar modelo para permitir aglomerações em ambientes fechados. Já em Curitiba, quatro projetos tramitando na Câmara Municipal tratam de liberações e restrições associadas à vacinação.

:: Com 942 mortos registrados em 24h, média semanal de óbitos por covid volta a nível de janeiro ::

O primeiro deles, de Mauro Ignácio (DEM), prevê a “criação de um dispositivo de identificação dos cidadãos imunizados contra a covid-19, uma espécie de selo verde para autorizar a entrada em bares, restaurantes, festas, show, cinemas, teatros e outros semelhantes, garantindo a segurança de tais estabelecimentos e a permanência de abertura”.

Já a proposta de Flávia Francischini (PSL) define que a empresa organizadora do evento deverá promover a testagem dos participantes, antes da entrada no local de realização. Medida semelhante apresentada posteriormente por Pier Petruzziello (PTB) para condicionar a retomada dos eventos, shows, exposições, feiras, congressos e afins na cidade de Curitiba e dá outras providências.

::Mais de 85% dos professores têm medo da covid-19 na volta às aulas presenciais::

Ele descreve como critérios a necessidade de “teste negativo para covid-19 realizado em até 48hrs antes do início do evento, comprovante de vacinação completo (1ª e 2ª dose) e dados suficientes para que seja possível o rastreio dos participantes após a realização do evento.”

O vereador Dalton Borba (PDT), pensando nas pessoas que viajam, propôs o “Certificado Municipal de Imunização e Segurança Sanitária (CMISS) durante a pandemia de Covid-19”. A medida tem o “intuito de trazer Curitiba para vanguarda da adoção de medidas necessárias e indispensáveis durante a pandemia de covid-19 e seu total controle, para que não sejam mais necessárias as medidas sanitárias até então adotadas”.

O vereador ainda destaca que o atestado de vacinação deve ser “gratuito e emitido pelos serviços públicos de saúde ou por médicos em exercício de atividades privadas, devidamente credenciados para tal fim pela autoridade de saúde competente.”

::CPI da Covid retoma trabalhos para esclarecer corrupção na compra de vacinas::

Números da covid

Curitiba mantém a bandeira amarela, mas flexibilizando as medidas de controle social. A cidade ampliou o funcionamento do comércio e liberou eventos com até 300 pessoas. Com um milhão de pessoas com a primeira dose e mais de 433 mil imunizadas com as duas doses ou a única, o município vê reduzir a quantidade de casos e mortes. Atualmente, Curitiba tem 5.877 casos ativos.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini