Rio de Janeiro

PANDEMIA

Alta de casos de covid-19 faz governo do RJ suspender aulas da rede estadual

Capital fluminense e mais 35 municípios do estado não terão aulas presenciais na próxima semana

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Aula Rio
Capital fluminense está entre as cidades com aulas suspensas em decorrência da alta de casos da covid-19 - Divulgação

O governo do Rio de Janeiro voltou atrás da decisão de liberar as aulas presenciais na rede estadual de ensino e suspendeu nesta sexta-feira (6) o retorno dos alunos às salas das unidades escolares em alguns municípios. A capital e mais 35 municípios fluminenses terão aulas remotas na rede estadual.

Leia mais: Sem ampla divulgação, volta às aulas na rede estadual do RJ tem escolas vazias

Além do Rio, algumas cidades da Baixada Fluminense, como Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Japeri e Seropédica estão com as aulas presenciais suspensas para a próxima semana.

As unidades dos 36 municípios permanecerão com ensino exclusivamente remoto e funcionarão apenas para atividades administrativas, como a retirada de material pedagógico e do kit alimentação, além de entrega de documentos e matrícula de alunos. 

Leia também: No Rio, 95% dos internados com covid-19 não tomaram nenhuma dose da vacina

Os 56 municípios que poderão seguir com ensino híbrido (presencial e remoto) entre os dias 9 e 13 de agosto são:  

Angra dos Reis; Araruama; Areal; Armação de Búzios; Arraial do Cabo; Barra do Piraí; Barra Mansa; Bom Jardim; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Campos dos Goytacazes; Cantagalo; Carmo; Casimiro de Abreu; Comendador Levy Gasparian; Conceição de Macabu; Engenheiro Paulo de Frontin; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Itatiaia; Macaé; Macuco; Magé; Mangaratiba; Maricá; Mendes; Miguel Pereira; Niterói; Nova Friburgo; Paracambi; Paraíba do Sul; Paraty; Paty do Alferes; Petrópolis; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Quissamã; Resende; Rio Bonito ;Rio Claro; Rio das Ostras; Santa Maria Madalena; São Fidélis; São Gonçalo; São José do Vale do Rio Preto; Sapucaia; Saquarema; Sumidouro; Tanguá; Três Rios; Valença; Vassouras; e Volta Redonda. 

Rede privada

As escolas particulares, vinculadas ao sistema estadual de educação, deverão funcionar seguindo as normativas dos municípios em que estão localizadas. Caberá às autoridades de saúde e de Vigilância Sanitária municipais fazer o acompanhamento e a fiscalização do cumprimento dos protocolos sanitários.

Edição: Eduardo Miranda