Militares nas redes

Marinha curte comentários que pedem "Forças Armadas no comando" e operação de GLO

Perfil oficial interage com publicações de teor golpista feitas por seguidores do Twitter

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Portaria determina que perfis institucionais não podem curtir ou compartilhar mensagens com teor polêmico - Reprodução/Twitter - @marmilbr

O perfil oficial da Marinha do Brasil no Twitter curtiu nesta semana publicações que pedem a implementação de uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), instrumento que o presidente da República poderia autorizar o uso das Forças Armadas, e que os militares "assumam o comando do país".

As GLOs são reguladas pela Constituição Federal de 1988 e por um decreto de 2001. Os textos concedem provisoriamente aos militares a condição de atuar com poder de polícia até o restabelecimento da normalidade.

:: "Bolsonaro completou entrelaçamento das Forças Armadas ao seu governo" ::

A interação do perfil institucional da Marinha ocorreu em comentários feitos por usuários da rede social em fotos da Operação Formosa, desfile bélico realizado pela Força na manhã de terça-feira (10), na Esplanada dos Ministérios.

Leia os comentários curtidos:


Comentário curtido pelo perfil da Marinha do Brasil no Twitter / Reprodução/Twitter - Publicações curtidas da @marmilbr


Comentário curtido pelo perfil da Marinha do Brasil no Twitter / Reprodução/Twitter - Publicações curtidas da @marmilbr

A reportagem do Brasil de Fato verificou que, ao contrário dos perfis do Exército e da Força Aérea, a conta da Marinha costuma interagir com os seguidores, a partir de curtidas e respostas a comentários.

Segundo o governo federal, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica "possuem manuais e cartilhas que normatizam e orientam adequadamente a conduta e o uso de mídias sociais por parte dos militares das Forças Armadas".
 
"As recomendações ao efetivo versam quanto às boas práticas da liberdade de expressão e quanto ao posicionamento público nas redes, respeitando-se os preceitos regulamentares existentes".

Em 19 de julho, o Exército aumentou a restrição para postagens dos perfis oficiais em portaria publicada no Diário Oficial da União. O texto fez restrições ao que os perfis institucionais curtem, comentam ou mesmo as páginas e pessoas seguidas. 

De acordo com o documento, os comandos estão autorizados a seguir apenas “perfis de organizações públicas com as quais mantenham relacionamento institucional” e proibidos de seguirem qualquer perfil pessoal.

:: "Queixas contra urnas são vazias", diz deputado governista que "traiu" base de Bolsonaro ::

O compartilhamento e curtidas também serão monitorados. Segundo o documento, é permitido “compartilhar e curtir postagens publicadas em perfis de órgãos públicos, veículos de imprensa e de outras corporações privadas, desde que relacionadas às atividades da respectiva” organização.

A portaria, no entanto, proíbe qualquer interação “de caráter polêmico, de natureza controversa e/ou de cunho político”. Em um trecho específico sobre o Twitter, a norma diz que "o ato de seguir ou curtir perfis e postagens de terceiros é considerado endosso ou uma aprovação às opiniões emitidas".

Leia o trecho da Portaria:


Trecho da Portaria nº 453, de 19 de julho de 2021 / Diário Oficial da União

O Brasil de Fato enviou questionamento ao Ministério da Defesa para ouvir os esclarecimentos da Marinha do Brasil sobre as publicações. Se houver resposta, será acrescida imediatamente à reportagem. 

Edição: Leandro Melito