Secom

Governo federal ensina "como transformar duas frases em um textão em 5 passos" em site oficial

Publicação que orientava servidores do Executivo foi retirada do ar após ser revelada por jornalista no Twitter

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Texto publicado pela Secom em 2019 "ensina" servidores a aumentar textos; material foi retirado do ar após ser divulgado no Twitter - Reprodução/GOV.BR

O governo federal manteve em seu site oficial, por mais de dois anos, uma publicação com o título "Como transformar duas frases em um textão em 5 passos" direcionada aos seus servidores. O texto constava até a tarde desta segunda-feira (16) no site Gov.BR, endereço oficial do Executivo mantido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom).

Na época da publicação do material, em novembro de 2019, o órgão era ligado à Presidência da República. Na última atualização, em agosto de 2021, a Secom já estava subordinada ao Ministério das Comunicações, chefiado por Fábio Faria (PSD). Logo após ser divulgado no Twitter, o governo federal retirou o material do ar.

O fato foi revelado pelo jornalista Leandro Demori em sua conta pessoal no Twitter, às 15h17 desta segunda. Poucos minutos depois, às 15h34, provavelmente motivada pela repercussão negativa da divulgação, a Secom já havia apagado o conteúdo.

O Brasil de Fato verificou a "trilha" do texto dentro do site do governo federal. O conteúdo está conectado a uma seção chamada "Aprender rindo", que faz parte do "Guia de Serviços do Gov.BR", publicação digital direcionada a servidores que atuam com ferramentas do site Gov.BR.

A reportagem entrou em contato com a Secom para esclarecimentos sobre o conteúdo. Não houve resposta até o momento. Caso o órgão atenda ao contato, a resposta será veiculada na íntegra nesta matéria.

O Brasil de Fato capturou as imagens do passo-a-passo para "transformar duas frases em um textão" antes do Executivo apagar a postagem. Veja a seguir:


1º passo / Reprodução/GOV.BR


2º passo / Reprodução/GOV.BR


3º passo / Reprodução/GOV.BR


4º passo / Reprodução/GOV.BR


5º passo / Reprodução/GOV.BR

Edição: Leandro Melito