Rio de Janeiro

EPICENTRO

Variante Delta da covid-19 já corresponde a mais da metade dos casos analisados no Rio

Internações voltaram a subir na capital e secretário de saúde orienta para que a população não deixe de usar máscara

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
hospital uti
Variante Delta da covid-19 provocou um aumento de 10% no número de internações na capital fluminense - Créditos da foto: Arquivo Hospital das Clínicas

No último domingo (15), o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, informou numa publicação pelas redes sociais que a variante Delta do coronavírus foi encontrada em mais da metade dos casos analisados em estudos laboratoriais. Soranz orientou que a população deve continuar seguindo os protocolos de prevenção da doença. 

Em entrevista à Globo News, o secretário de saúde alertou que a variante Delta da covid-19 provocou um aumento de 10% no número de internações na capital fluminense. Segundo ele, a variante tem contaminado famílias inteiras no Rio.

O secretário disse ainda que pacientes curados continuam internados em unidades de saúde, em função das sequelas causadas pela covid-19. O número de internações pode crescer mais, segundo informou Soranz. 

Leia mais: Fiocruz aponta tendência de queda nas taxas de ocupação de leitos de UTI para covid-19

Por conta do aumento das internações, na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que vai abrir 20 novos leitos para covid-19. As vagas serão abertas no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz), unidade exclusiva para atendimento de covid em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Ilha de Paquetá 

Ontem a campanha “PaqueTá Vacinada” completou o ciclo de imunização nos moradores da ilha. Após a segunda dose, Soranz revelou que também está prevista mais uma etapa da pesquisa, com mais um inquérito sorológico. O objetivo é verificar se haverá a necessidade de uma terceira dose, ou dose de reforço, principalmente para os idosos acima de 60 anos na ilha.

"A prefeitura, junto com a Fiocruz, vai realizar coleta de amostras de sangue da população para verificar como foi a produção de anticorpos, como se comportou a vacina", explicou o secretário.

Adultos e adolescentes que tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19 em junho e julho, na primeira fase do projeto “PaqueTá  Vacinada”. O projeto é desenvolvido pela prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pretende avaliar os efeitos da imunização em massa, mais respostas sobre a segurança do imunizante, a eficácia e os efeitos adversos.
 

Edição: Jaqueline Deister