Rio Grande do Sul

SOLIDARIEDADE

MST RS doa 5 toneladas de alimentos para estudantes da Unipampa

Nesta semana serão distribuídos os produtos da Reforma Agrária Popular em dez campi da universidade

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Doação de alimentos para estudantes da Unipampa - Foto: Movimento por Assitência Estudantil Digna

Na semana do estudante, o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra do Rio Grande do Sul doou cerca de 5 toneladas de alimentos para educandos de dez campi da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

A iniciativa faz parte da Jornada Nacional da Juventude Sem Terra, da Jornada Universitária pela Reforma Agrária (JURA), pelo centenário de Paulo Freire e foi  organizada pelo MST, pela Sesunipampa, pelo Sindicato dos Técnico-Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior da Região do Pampa (Sindipampa), por estudantes da Unipampa e pelo Curso de Educação do Campo - Licenciatura da Unipampa.

"Nós enquanto juventude Sem Terra, estudante do campo, das Escolas do Campo, estamos colocando à disposição a nossa produção de conhecimento e a nossa produção de alimentos saudáveis aos estudantes da cidade que passam por necessidade nesse momento”, pontua Daniel Silva, jovem Sem Terra.

Ele ainda ressalta que além dessa solidariedade, os estudantes Brasil afora seguem na luta pela educação pública gratuita em todos os ângulos. “Sabemos que a unidade da organização está sendo forjada nesse momento pela ferramenta da solidariedade mais do que nunca ela é a nossa grande bandeira."

Solidariedade aos estudantes e defesa da universidade pública


Familias Sem Terra doam 5 toneladas de alimentos na semana do estudante / Foto: Luiza Araujo Damboriarena

Para marcar essa doação, foi realizado um ato virtual em solidariedade aos estudantes e em defesa da universidade pública. A live aconteceu, dia 13 de agosto, e pode ser acessada nas redes sociais da Rede Soberania e Aqui e Allá.

No ato, estavam presentes Kelli Mafort, dirigente Nacional do MST; o deputado estadual Edegar Pretto; Rafael Campos da Sesunipampa; Graciela Suterio do Sindipampa; Aniara Ribeiro Machado, representante do Curso de Educação do Campo; e estudantes representantes de quatro campi da Unipampa que receberão os alimentos. 

A ação faz parte da Campanha Nacional do MST que já doou mais de 5 mil toneladas de alimentos em todo o país. Só os Sem Terra  gaúchos conseguiram distribuir aproximadamente 400 toneladas de produtos da Reforma Agrária. Os assentados buscam amenizar os impactos da fome que assola milhões de brasileiros.

No estado as doações seguem mensalmente, no entanto, isso ainda não resolve a problemática da fome. Para o movimento, as ações solidárias do campo para a cidade devem ser ampliadas juntamente com a luta por políticas públicas estruturais que resolvam essa situação.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira