Pandemia

Notícias da Ásia: autoridades lutam contra variante delta

China diminui números de casos de covid-19 após aplicar medidas de controle epidemiológico

São Paulo (SP) |
Campanha de vacinação na Indónesia, que enfrenta um aumento no número de crianças vítimas fatais da covid-19. - Chaideer Mahyuddin / AFP

Após a variante delta fazer aumentar o número de casos de covid-19 na China, e medidas de controle sanitário serem aplicadas para conter o surto, o país reduziu os números de contágio diário pelo novo coronavírus.

Nesta segunda-feira (16), o país asiático registrou 51 novos casos, sendo 13 de transmissão local e com diagnósticos espalhados pelas províncias de Jiangsy, local de origem do surto, Henan e Hunan. O resto dos casos foi importado.

Com as medidas de distanciamento social, a China registrou queda de indicadores de vendas no varejo e produção industrial no mês de julho.

As autoridades chinesas emitiram novas diretrizes que tornam mais rígidos os protocolos de uso de máscara, inclusive em ambientes abertos. Enquanto isso, a campanha de imunização avança e cerca de metade da população chinesa já está imunizada.

Leia mais: Ofensiva regulatória chinesa pode antecipar nova relação com super empresas

Já na Indonésia, as mortes de crianças por covid-19 continuam aumentando. Estudiosos avaliam que a mortalidade é agravada por problemas sociais como desnutrição e poluição, além da baixa taxa de vacinação.

Em Bangladesh, foram registradas mais de mil mortes em apenas cinco dias e o acumulado já ultrapassa 24 mil óbitos. Já na Tailândia, o número de casos diários ultrapassou 20 mil pelo sexto dia consecutivo e milhares de pessoas saíram para protestar na capital Bangkok.

Edição: Leandro Melito