Rio de Janeiro

últimas notícias

Vacinação no Rio: primeira dose de adolescentes é suspensa na capital

A imunização começaria nesta segunda-feira (23), mas a Secretaria Municipal de Saúde alegou não ter doses suficientes

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Com a mudança no calendário, a vacinação contra covid-19 será destinada a adolescentes com deficiência, gestantes, puérperas e lactantes com 12 anos ou mais - Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O início da vacinação contra a covid-19 de adolescentes de 17 anos foi suspenso pela Prefeitura do Rio. A imunização começaria a partir desta segunda-feira (23), porém a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alegou quantidade insuficiente de doses para dar continuidade ao calendário que previa chegar a pessoas com 15 anos até o fim do mês.

A SMS informou que com a mudança, a vacinação contra a covid-19 será destinada a adolescentes com deficiência, gestantes, puérperas e lactantes com 12 anos ou mais. Também será realizada a vacinação permanente de pessoas com 25 anos ou mais. 

Leia mais: Avanço da variante Delta aumenta procura por leitos e RJ tem seis cidades com UTIs lotadas

Segundo o órgão, adolescentes com deficiência devem apresentar laudo da rede pública ou particular; cartões de gratuidade no transporte público; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de uma pessoa com deficiência.

De acordo com o jornal Extra, a expectativa de fechar esta semana com os maiores de 16 anos vacinados e chegar no dia 3 de setembro imunizando as pessoas com 12 anos não deve se cumprir. A SMS disse que a vacinação de adolescentes só “será iniciada após a chegada de novas remessas de vacinas a serem enviadas pelo Ministério da Saúde’’ e não explicou como serão as mudanças no calendário.

Diferente da capital, os municípios de Niterói e Duque de Caxias mantiveram o cronograma de vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos.
 

Edição: Jaqueline Deister