Ouça e Assista

Tempero da Notícia: depois do voto impresso, mais uma derrota de Bolsonaro no Congresso

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Vanessa Nicolav
Congresso enterrou mais um factoide de Bolsonaro: impeachment de Alexandre de Moraes negado

Na edição do programa Tempero da Notícia desta semana, produzido pelo Brasil de Fato, o jornalista Rodrigo Vianna destaca a derrubada da tentativa de Jair Bolsonaro (sem partido), no pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Continua após publicidade

"Bolsonaro parece ter desistido de pedir afastamento de outro ministro, [Luís Roberto] Barroso. Está cada vez mais claro que age como animador da claque de extrema direita", analisa Vianna.

Ao mesmo tempo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue com o giro pelo Nordeste em busca de uma frente ampla para enfrentar o bolsonarismo, impedir ainda mais retrocessos e reconstruir o Estado Democrático de Direito.

Na Receita de mais "uma semana quente no Brasil", como definiu o jornalista, também estão os mais de 6 mil indígenas que ocuparam a Praça dos Três Poderes em oposição ao marco temporal, e a disputa pelo espaço nas ruas para manifestações entre movimentos populares e apoiadores de Bolsonaro no 7 de setembro. Com ameaças de violência colocadas por parte de militares, oposição e governadores se movimentam para garantir segurança. Em São Paulo há impasse.

Análise também da situação no Afeganistão, que sofreu um ataque do Estado Islâmico, no aeroporto de Cabul.

::Atos antidemocráticos do dia 7: oposição pede convocação de ministro da Justiça pela Câmara::

Quem é levado mais uma vez para o quadro Panela de Pressão é o ministro da Economia Paulo Guedes, que em meio à pandemia, crises sanitária e econômica, não considera grave problema em aumentar o valor da cobrança na conta de energia elétrica.

Na Sobremesa, Vianna indica a série inglesa Last Kingdom, da Netiflix, como entretenimento capaz de fazer entender como o Ocidente foi construido sobre a violência e a destruição.

Onde ouvir e assistir

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube do Brasil de Fato e na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.

Edição: Isa Chedid