BOAS VINDAS

Carro de som convoca bolsonaristas a “comemorar 15 milhões de desempregados” em PE; veja vídeo

Carro circulou em Santa Cruz do Capibaribe convocando os apoiadores de Bolsonaro a “demonstrar sua alienação política”

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Motociata de Bolsonaro percorreu os municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru, no interior de Pernambuco, no último sábado (4) - Marcello Casal Jr/Agencia Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro, que tem feitos visitas aos estados do nordeste, chegou ao Recife na última sexta (3) para encontrar empresários, militares e participar de motociata com eleitores no interior do estado. Durante a passagem, encontra poucas lideranças políticas e não fala com a imprensa. No sábado, ele participou de “motociata” em Santa Cruz do Capibaribe, único município de Pernambuco em que ele venceu a eleição de 2018. Mas mesmo por lá o prefeito se negou a recebê-lo e um carro de som já começou a convocar o “gado de Bolsonaro”, como mostram os vídeos que circularam nas redes sociais, a comemorar a inflação, o desemprego e as mortes.

Apesar da inclinação bolsonarista do município, ao longo desta sexta-feira (3) um carro de som circulou na cidade convocando os apoiadores de Bolsonaro a “demonstrar sua alienação política”. “Comemore os feitos do presidente: gasolina a R$7, gás de cozinha a R$100, aumento da conta de energia, aumento da fome e da miséria, 15 milhões de desempregados, projetos que retiram direitos do Jovem Aprendiz, 570 mil mortos – a maioria por falta de vacinas –, destruição da Amazônia”, convoca. O chamado finaliza com nova provocação: “mostre que você é gado de Bolsonaro”, seguido do som de mugidos.

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PP), já emitiu nota alegando “questões religiosas” para não participar das atividades de Bolsonaro no município. O gestor é adventista e guarda os sábados para atividades religiosas. Nas redes sociais, a população de Santa Cruz parabenizou e elogiou o distanciamento do prefeito: “não vai perder nada” e “você nos orgulha com sua coerência”, foram alguns comentários que deram o tom da resposta dos eleitores.

Segundo maior polo têxtil do Brasil

Na manhã do sábado, Bolsonaro viajou 185km de helicóptero até Santa Cruz do Capibaribe, região Agreste do estado, onde ele visita o Moda Center, maior parque de confecções de jeans da América Latina. A cidade é o segundo maior polo têxtil do Brasil, atrás apenas de São Paulo. Entre os 185 municípios pernambucanos, Santa Cruz do Capibaribe foi o único em que Jair Bolsonaro saiu vitorioso no 2º turno da eleição de 2018, tendo obtido 53,8% dos votos, contra 46,2% de Fernando Haddad (PT). Durante toda a visita, o presidente e seus apoiadores apareciam em público sem máscaras, infringindo a Lei nº 16.918, que torna obrigatório o uso do equipamento de proteção individual.

O município de 112 mil habitantes tem a economia dominada pela indústria têxtil e o comércio. Grande parte da população trabalha de maneira autônoma e sem direitos nas chamadas “facções”, recebendo pagamento por peça costurada. Apesar das jornadas exaustivas, a ideia dominante entre os munícipes é de que estas condições de trabalho lhes garante “liberdade”.

O cenário é similar no município vizinho de Toritama e parcela considerável da população de Caruaru trabalha nessas condições. A dinâmica de trabalho e a ideologia dominante é bem exposta no documentário “Estou me guardando para quando o Carnaval chegar”. A produção têxtil de Santa Cruz é escoada para Toritama e Caruaru. As três cidades formam o polo têxtil de Pernambuco. E a “motociata” de Bolsonaro passou justamente pelas três: sai de Santa Cruz, passa por Toritama e encerra em Caruaru.

PSB de Pernambuco

Em sua passagem no Recife, Bolsonaro não encontrou o prefeito João Campos (PSB), mas esteve com o governador Paulo Câmara (PSB) na posse do Comando Militar do Nordeste. Ainda nesta sexta, horas antes de encontrar o presidente, o governador teve publicada na revista Veja entrevista em que defende uma ampla aliança em torno da candidatura de Lula e classifica como “erro” o apoio do PSB ao impeachment da presidenta Dilma em 2016.

:: Fora Bolsonaro: pelo menos 160 cidades terão atos em 7 de setembro; confira lista ::

Visita começou na sexta

Bolsonaro chegou acompanhado do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), do ministro do turismo Gilson Machado, e do pastor Silas Malafaia (da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo). No Recife eles foram recepcionados pelos deputados estaduais Alberto Feitosa (PSC), Clarissa Tércio (PSC), Romero Sales Filho (PTB) e o casal Cleiton e Michele Collins (ambos do PP). O maracatu Água de Ouro também estava na base aérea.

Na capital pernambucana a comitiva presidencial participou brevemente de evento que inaugurou a nova sede da Orquestra Criança Cidadã, no Depósito de Suprimentos do Exército, no bairro do Cabanga, área central do Recife. A Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) foi criada no ano 2000 pelo desembargador do TJPE Nildo Nery dos Santos, mas hoje é comandada pela arquiteta Myrna Targino e seu marido, o juiz João Targino.

:: Bolsonaro usou quatro dos últimos seis dias úteis para convocar atos de 7 de setembro ::

Ainda à tarde, Bolsonaro participou de encontro com empresários no Mar Hotel, em Boa Viagem. Ele foi recepcionado por centenas de apoiadores nas imediações do hotel. O evento foi organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).

Os empresários receberam o presidente com gritos de “mito” e entregaram carta pedindo a retomada da autonomia do Porto de Suape, retirada em 2013; e pedem ainda que sejam destravadas obras de infraestrutura como a Transnordestina, o Arco Metropolitano e pedem manutenção na BR-232, principal rodovia que liga a região metropolitana aos municípios do Agreste e Sertão, seguindo até Salgueiro.

À noite, ainda na sexta-feira, o presidente participou da cerimônia de nomeação do novo chefe do Comando Militar do Nordeste, posto que passa do general Marco Antônio Freire para o general Richard Fernandez Nunes. O evento acontece no quartel da BR-232, bairro do Curado. Bolsonaro dorme no próprio quartel.

 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga